Hoken ? Um império que começou com a vontade de vender o próprio peixe

O case de empreendedorismo da Hoken Ele trabalhava como limpador de peixes em uma feira livre na cidade de São Paulo. Nessa época, há mais de vinte anos, Hélio Tatsuo Yostsui nem sonhava com a Hoken. Em 1989 ele abandonou o que fazia e partiu para a área de vendas. Como tinha um sonho de ter seu próprio negócio, em 1995 virou sócio de uma indústria de filtros de água, mas a sociedade acabou não dando certo.

A Hoken surgiu no ano de 1997 como um escritório de representação comercial de filtros de água. E esse foi apenas o começo de seu gigantesco sonho. Em 1998, já funcionava a Hoken Indústria e desde então, não parou mais de crescer. Atualmente, são cinco empresas: Hoken Indústria ? indústria de aparelhos de tratamento de água; Hai Franchising ? licenciadora da marca Hoken; Aviva Saúde ? que desenvolve produtos terapêuticos; Brasil Training ? que promove a capacitação profissional e pessoal de toda equipe Hoken; e Acquateria Hoken ? que além de comercializar produtos Hoken, disponibiliza água mineral Hoken, água gaseificada Hoken Frizz e loca processadores de água.

Em apenas dez anos de existência, o faturamento quintuplicou e hoje, a empresa emprega direta e indiretamente mais de mil pessoas, possui mais de oitocentas franquias e mais de quatro mil distribuidoras. Sua estrutura está distribuída por todo o Brasil, América Latina, Europa e África.

Metas

Para construir esse ?império? Hélio precisou de muito mais do que coragem, foi necessário até um pouco de inocência. ?É como se eu resgatasse do meu tempo de infância aquela certeza que tudo daria certo, a energia e disposição para enfrentar tudo sem me cansar e, se necessário, começar de novo. É crucial ter consciência de que para atingir o sucesso é preciso dedicação e força de vontade. Abrir mão de muitas coisas em prol de um objetivo maior?, afirma. Para o ex-limpador de peixes, a característica primordial do empreendedor é ter ousadia para sonhar grande. A Hoken atualmente possui duas metas principais: até 2010 ser a líder do ranking das maiores empresas franqueadoras do Brasil e até 2017 ocupar a posição de maior empresa de vendas diretas profissionais do mundo.

Segundo ele, um empreendedor conseguirá aquilo que acredita, seja positiva ou negativamente. ?Eu sempre acreditei que o meu negócio já havia dado certo. O que me alimentava nas épocas de dificuldades e o que me faz continuar a empreender são duas coisas simples: fé e sonho. Eu tenho uma fé inabalável de que a Hoken será a maior empresa de vendas diretas do mundo. E o que alimenta essa fé são os meus sonhos. Cada vez que eu imagino essa realidade futura, fico mais motivado para fazer tudo isso acontecer agora?, revela.

Ações

Uma das ações fundamentais para o sucesso dessa empresa é o cuidado que dedica aos seus clientes internos e externos. Seu grande desafio está em manter os clientes apaixonados pela marca através de seus produtos, serviços e modelo de negócio. Por isso, seu foco é melhorar cada vez mais. Essa visão tem impulsionado seus colaboradores a sempre estarem prontos para mudar positivamente. ?Dessa forma, o processo fica fácil e flui naturalmente, pois a equipe é muito rápida na tomada de decisões?, conta. A Hoken possui uma política de Recursos Humanos tão eficaz que foi apontada no guia de duas conceituadas revistas nacionais nos anos de 2004 a 2006 como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Possui uma política de pós-venda constante com os consumidores finais. No mínimo a cada seis meses seus clientes recebem a visita de um técnico. A empresa não mede esforços para trazer qualidade ao consumidor e por isso faz grandes investimentos, procurando estar sempre alinhada a sua missão: levar saúde e prosperidade a todos.

Outro fator primordial é ter muito cuidado com a concorrência. Lidar com ética e firmeza. ?Não subestimamos ninguém. Respeitamos a posição de todos os concorrentes, afinal, ninguém nasce grande. Acreditamos que o sol nasceu para todos e que existe um mercado a ser disputado, porém, com dignidade?, relata. Como essa instituição procura ser íntegra e profissional com seus concorrentes, em contrapartida exige o mesmo tratamento, com a ressalva de manter-se alerta com os concorrentes desleais e inescrupulosos, uma vez que mercados heterogêneos são compostos por todos os tipos de pessoas e empresas. .

Confira dez dicas da Hoken aos empreendedores do Brasil:

1. Construa seu negócio em pilares sólidos: atitude, competência e integridade.

2. Tenha uma missão bem definida e que vise ajudar as pessoas.

3. Saiba onde está e aonde quer chegar. Tenha sonhos e possua uma visão concreta deles.

4. Conheça quais são as suas áreas estratégicas.

5. Descubra qual é a sua “corcompetence” (competência do coração) e só faça aquilo que sabe fazer bem feito.

6. Deixe claro para todos da sua empresa, da faxineira ao presidente, que a função principal de cada um é vender!

7. Seja ético e comprometido.

8. Tenha fé e demonstre isso através de seus exemplos e da sua tenacidade.

9. Nunca acredite que você já sabe o suficiente. Tenha sempre a humildade de querer aprender mais.

10. Você precisa de todas as pedras do caminho: as pequenas e as grandes.

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