Ideia quente vende mais

Quais são alguns exemplos de ideias quentes?

Outro dia eu estava no camarim aguardando a minha hora de iniciar mais uma palestra. E sabe como é, sempre há alguém para bater aquele papinho de última hora, dar uma recomendação desnecessária ou repetir pela 12ª vez o briefing do evento. Bem, dessa vez ouvi o seguinte: “Meu pessoal tem ideias boas, ou melhor, ótimas, só não conseguem colocá-las em prática”.

 

Então, eu disse que uma das coisas que aprendi em todos esses anos de luta é que tudo tem de ser muito aplicável e rápido, pois o mundo está bastante dinâmico. Não quero ouvir ideia alguma que eu não consiga visualizar praticidade. Foi aí que eu criei o conceito IQ: Ideia Quente. Veja alguns exemplos que desenvolvi:

 

1ª ideia quente – Certifique-se de que os vendedores entendem a realidade de sua empresa

Um dos maiores erros que os gerentes cometem é achar que os vendedores realmente entendem como a empresa funciona e como ela produz lucro. Não pressuponha que todos compreendem a realidade de seu negócio.

Tarefa:comece introduzindo números financeiros e inteligência competitiva em suas reuniões semanais. Use conversas como uma oportunidade para dividir com os vendedores os focos da empresa, até mesmo o impacto nas vendas e na lucratividade.

 

2ª ideia quente – Alinhe seus vendedores aos “gostos” de seu cliente

Os consumidores sabem do que “gostam” em um relacionamento de negócios, e as habilidades e competências associadas a seus vendedores precisam estar em sintonia com essas preferências. É mais provável que o cliente esteja disposto a valorizar o relacionamento ou pagar mais quando está sendo plenamente atendido.

Tarefa:crie uma descrição que inclui os “gostos” gerais de seus clientes ao desenvolver um relacionamento de trabalho com eles. Compartilhe essa informação com todos na empresa.

 

3ª ideia quente – Peça feedback

O aperfeiçoamento no desempenho de seus vendedores é uma tarefa que não acaba nunca. Para isso, você pode incentivar que seus clientes deem feedback. Utilizado corretamente com sua equipe de vendas, o feedback também pode ajudar você em um processo de coaching com os vendedores.

Tarefa:desenvolva um processo de pesquisa formal, escrito ou verbal, com seus clientes. Crie um processo que analise os resultados.

 

4ª ideia quente – Alinhe as vendas com todos os departamentos

Se você quer ser o melhor, então mantenha em mente que o planejamento, o orçamento e as previsões de vendas têm de estar alinhados com todos os recursos de marketing, finanças, operações, serviços ao cliente e produção.

Tarefa:convide outros funcionários para participar das reuniões de vendas e envolva-os no planejamento e novidades do departamento.

 

5ª ideia quente – Estabeleça metas de desempenho de vendas individuais e de equipe

Esta é a única forma de motivar grandes profissionais: indo acima e além das metas e dos objetivos estabelecidos. Além disso, estabelecer metas pode dar ao gerente visibilidade sobre as metas das equipes de vendas e de seus concorrentes.

Tarefa:identifique e documente o desempenho de seus vendedores. Inclua isso em relatórios de desempenho individual e de equipe.

 

6ª ideia quente – Ao estabelecer metas, “estique” sua equipe

A mediocridade mata o desempenho. Grandes vendedores são motivados pela sua habilidade de conseguir mais, mais e mais. Se deseja que a equipe de vendas faça o seu melhor, está na hora de você pensar em ir além do que é ser realista e criar metas que realmente “estiquem” sua equipe.

Tarefa:não tenha medo de estabelecer objetivos “esticados”. Inclua incentivos monetários para atingir as metas.
 

Aproveite essas ideias quentes para implantá-las em seu dia a dia. Os resultados são mais quentes ainda!

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