Idéias de incentivo e motivação para as equipes de vendas

Idéias de incentivo e motivação para as equipes de vendas ?Uma pessoa pertence ao lugar aonde quer ir?
Wernher Von Braun

Por Bob Nelson

Informalidade
Sua empresa é feita do dia-a-dia e daquilo que vem por aí. Acontece que são poucas as pessoas que se dedicam a planejar o futuro. Envolva seus funcionários nisso. Estimule a criação de grupos de vendedores para discutir novas idéias para a empresa. As reuniões do grupo devem ser descontraídas, em barzinhos ou pizzarias, depois do expediente ou no fim de semana. Os funcionários se envolverão mais com a companhia e se sentirão mais motivados. Dê feedback o mais rápido possível, assim que os integrantes dos grupos apresentarem alguma sugestão, para não desmotivá-los. E recompense o esforço extra de alguma forma (não precisa ser com presentes caros).

Seja conciso
Respondendo a uma questão, perguntando ou dando uma notícia/opinião, seja conciso. Isso não tem nada a ver com ser ?seco? ou mal-educado, tem a ver com respeitar o tempo dos outros. Nada é pior que um líder que afirma ?tenho algo importante a dizer? e começa a contar uma longa história, dando voltas e aumentando a ansiedade de todos. Resuma o assunto, fale em poucas frases. Se as pessoas quiserem mais detalhes, perguntarão.

O que seus vendedores querem (que não custa um centavo)
&raquo Responsabilidade. Mostre a eles o resultado de seu trabalho, quem depende dele, como a empresa gira em torno de dar a eles o que eles vendem.

&raquo Acreditar em você e que você acredite neles.

&raquo Falar com você, com diretores, com outras pessoas nas empresas. Afinal, eles trazem a opinião do mundo sobre o que vocês fazem. Querem repartir isso com alguém. Com facilidade, sem muitas regras ou burocracia

&raquo Saber se estão agindo bem. Desejam ser reconhecidos por seus esforços. Mais do que prêmios, troféus e comissões, querem ouvir um ?parabéns, o cliente ficou muito contente?.

Virar notícia
Uma forma diferente de recompensar e incentivar seus melhores vendedores é publicar uma nota de agradecimento (com a foto deles) nos jornais locais. Geralmente esse tipo de mídia local cobra preços bem acessíveis para pequenos anúncios. Aproveite.

4 rodas
Certa empresa norte-americana oferece um bônus para os empregados que decidirem ir trabalhar de ônibus e para aqueles que derem carona a seus colegas. A companhia, assim, faz sua parte para minimizar o número de veículos na cidade, o que conta pontos para diminuir tanto a poluição quanto o tráfego. E também consegue manter uma área de estacionamento relativamente pequena, otimizando seu espaço.

Prêmio rápido
Logo cedo, pergunte para sua equipe de vendas qual é a tarefa que eles menos gostam de fazer no dia-a-dia (preencher relatórios, conferir números, etc.); a seguir, ofereça-se para fazer essa tarefa para a pessoa que mais vender naquele dia

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