Idéias de incentivo e motivação para as equipes de vendas – Caixa diferente

“Faça com que seu pessoal receba uma conseqüência imediata, certa e constante para os comportamentos das pessoas, e elas farão o que você deseja”
Barcy Fox

Caixa diferente
Toda empresa tem uma caixa de sugestões. Incentive seus funcionários com uma “caixa de realizações”. Basta apenas escrever em um papel todos os fatos relevantes para sua equipe de vendas: o atingimento de determinada meta, a conquista de um grande cliente, o aumento da lucratividade, o que for. Uma vez por semana, abra a caixa e leia todos os papéis. Isso dará a todos um sentido de realização e aumentará o incentivo para fazer mais na semana que começa. Para aumentar a eficiência da ferramenta, abra a caixa de realizações na segunda-feira de manhã.

Saúde e arte
Uma grande editora norte-americana incentiva seus funcionários de maneira diferente. A partir de um ano de empresa, todos têm direito a dez ingressos para os museus da cidade e, a cada cinco anos, ganham uma tarde de folga para fazer um checkup médico gratuito.

Continuidade
Caso sua empresa tenha uma campanha de incentivo para vendas muito longa, divida-a em etapas e dê, para cada fase cumprida, um pequeno brinde, que estimule o vendedor a continuar se esforçando. Uma peça de quebra-cabeça a cada fase, por exemplo, funciona muito bem: os vendedores ficam curiosos para ver a figura completa e não abandonam a ação no meio. Certa empresa norte-americana dividiu sua campanha em duas submetas. A cada submeta cumprida, o vendedor ganhava uma meia toda colorida e diferente. Como é muito difícil usar apenas um pé de meia, todos se esforçaram para ganhar a outra.

Pontos
Uma cadeia de lojas dos Estados Unidos recompensa seus funcionários com pontos a cada ação correta observada por seus gerentes, como chamar os clientes sempre pelo nome. Quando o funcionário ganha um determinado número de pontos, pode retirar de 5 a 15 dólares em mercadorias na loja no final do mês.

Pague bem
Existem muitas formas de remunerar uma equipe de vendas, independentemente da maneira utilizada por sua empresa, procure seguir estas regras:

  • Quanto mais simples melhor. Tenha poucas e simples regras sobre a maneira como a remuneração funciona e evite ter vários níveis de vendedores. Regras claras aumentam a motivação, pois todos sabem que estão sendo tratados com igualdade, e podem evitar uma imensidão de mal-entendidos trabalhistas.
  • Dê a eles mais do que dinheiro. Um bom ambiente de trabalho, com colegas cordiais e sorridentes, poucas barreiras na comunicação, muitos desafios e pouco rigor na formalidade ajudam a aumentar o valor percebido de um emprego e a manter uma equipe coesa.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima