Idéias de incentivo para as equipes de vendas

Idéias de incentivo para as equipes de vendas ?Pessoas sérias têm poucas idéias. Pessoas com idéias nunca são sérias?
Paul Valéry.

?Como você sabe que venceu como gerente? Quando a energia está vindo até você e quando seu pessoal está visivelmente crescendo como pessoas e como grupo?
Sir John Harvey-Jones


Linguagem corporal

Dicas para incentivar e manter a atenção de sua equipe de vendas com sua postura:

» Contato olho no olho significa sinceridade e garante a atenção de seu interlocutor.
» Sorrir enquanto você fala faz com que as pessoas mantenham a atenção em você.
» Braços relaxados e mãos abertas também são traduzidos como honestidade.


Prepare-se

Vendedores externos e em viagem para feiras e convenções enfrentam uma série de imprevistos. Entretanto, é possível acabar com eles com um pouco de planejamento. Como forma de incentivo, você pode criar um pequeno kit que pode ser colocado em cada pasta. Dê alguns itens desse kit e sugira que seus vendedores o completem com alguns outros. Veja:

Dê com o kit:

» fio dental ou palito de dente;
» bala de menta, para refrescar o hálito;
» algumas moedas de um real e cinqüenta centavos, para facilitar a compra de tíquetes de estacionamento, máquinas de refrigerante e outras;
» fita adesiva para as emergências, por exemplo: arrumar bainha de calça a um conserto rápido em celulares e outros equipamentos;
» números de telefone úteis, por exemplo: o da sua empresa, celulares de pessoas-chave na companhia, polícia, auxílio à lista telefônica e espaço para o vendedor colocar outros dois telefones importantes para ele. Afinal, agendas eletrônicas podem pifar ou serem esquecidas.
Peça que seus vendedores acrescentem ao kit:
» para as mulheres: uma meia-calça, para aquelas ocasiões em que o fio corre; homens, uma gravata neutra e limpa para aqueles acidentes com molho de tomate e similares;
» cartões de visita;
» bateria extra para celular ou laptop e/ou carregador de bateria;
» se o seu vendedor for fazer alguma apresentação para um cliente, peça que acrescente ao kit uma versão impressa da apresentação, caso a que ele preparou para o computador falhe.


Incentive pela comunicação

1. Permita que cada pessoa saiba como está indo no trabalho, dê feedback individual.
2. Elogie quem merece ser elogiado.
3. Vendedores bem informados são mais produtivos, informe a respeito de mudanças com antecedência.
4. Permita que os vendedores participem de decisões que os afetam.
5. Se uma pessoa apresenta um comportamento fora do normal, tente descobrir por quê.
6. Quando você errar, admita e peça desculpas.
7. Se uma pessoa estiver insatisfeita e reclamando, descubra o que está por trás disso. Ela pode estar simplesmente expondo a insatisfação de muitos.


Os perigos do exagero

Recompensas deixam de funcionar quando gerentes e líderes as usam de maneira errada. Um reconhecimento que não é merecido e usado de maneira exagerada se transforma em motivo de piada e de insatisfação. Por exemplo: escolher o ?funcionário do mês? baseado em quem ainda não ganhou aquela distinção. Assegure-se de manter suas recompensas significativas, especiais e ? de vez em quando ? inesperadas.

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