Idéias de incentivo para as equipes de vendas

5 dicas rápidas de administração do tempo

1. Não tenha medo da confusão e do caos ? Por melhor que você aprenda a administrar seu tempo, surgirão momentos em que seus vendedores se depararão com dezenas de prospects para atender, relatórios para preencher e reuniões, tudo isso disputando suas mentes e suas horas de trabalho. De fato, esse caos pode ser uma coisa boa, se administrado corretamente.

2. Faça uma lista pequena de afazeres a cada dia ? Você não conseguirá cumprir 15 itens de uma lista nem seus vendedores. Faça com que eles se comprometam a realizar duas ou três tarefas por dia, e bem.

3. Assegure-se de que pelo menos uma dessas tarefas é altamente lucrativa ? Por exemplo: visitar pelo menos um grande cliente por dia. Isso faz com que seus vendedores sintam-se mais energizados, pois a possibilidade de fechar negócios é maior.

4. Combata distrações ? Quando um vendedor está vendendo, está vendendo. Nada de chamá-lo para atender ao telefone ou conversar com você.

5. Persista ? Você nunca terá tempo de fazer tudo o que pretende, mas pode melhorar essas marcas constantemente.

Campanha de incentivos

6 verdades para você não errar a sua

» Orçamento antes de tudo ? Quanto você pode gastar?

» Idade pesa ? Você não pode incentivar vendedores de 19 ou 20 anos, da mesma forma que incentiva profissionais de vendas de 40 ou 45 anos.

» E o sexo, também ? Homens não ficam muito satisfeitos em receber kits de cosméticos de prêmio.

» Tenha algo para mostrar ? Mesmo que a premiação seja dinheiro, invente algo para mostrar que a pessoa ganhou. Isso aumenta a motivação.

» Trabalhe com duas metas ? A curto e a longo prazo. Metas próximas incentivam mais.

» Plano de incentivo não resolve todos seus problemas de vendas ? Veja se você não tem um problema crônico em vendas, que merece um estudo maior.

“O mais desperdiçado dos dias é aquele no qual não damos uma risada sequer”
Sebastian R. N. Chamfort

“Se você tiver de aprender apenas uma coisa com a vida, que seja isto: quando lhe dão a chance, aproveite”
Oprah Winfrey

Coaching em vendas:

» Sua tarefa não é vender pelo vendedor: no começo, sua tarefa é observar como seu vendedor vende.

Busque momentos de altos e baixos na maneira do seu vendedor negociar, anote o que ele

» esqueceu durante o processo

» Anote também o que seu vendedor está fazendo de muito certo na frente dos clientes e o elogie a esse respeito assim que eles forem embora. Seu vendedor irá sentir-se mais confiante para as próximas vendas.

» Antes de você começar sua análise do vendedor, pergunte como ele acha que foi durante aquele dia de vendas, onde ele acha que poderia ter melhorado.

» Sugira técnicas e táticas para o vendedor testar a partir do dia seguinte.

Confira 15 motivos diferentes pelos quais os vendedores se motivam, escritas pelo norte-americano Alexander Hiam, em seu livro Motivational Management. Acesse o portal VendaMais (www.vendamais.com.br) e clique na seção VM PLUS.

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Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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