5 dicas rápidas de administração do tempo
1. Não tenha medo da confusão e do caos ? Por melhor que você aprenda a administrar seu tempo, surgirão momentos em que seus vendedores se depararão com dezenas de prospects para atender, relatórios para preencher e reuniões, tudo isso disputando suas mentes e suas horas de trabalho. De fato, esse caos pode ser uma coisa boa, se administrado corretamente.
2. Faça uma lista pequena de afazeres a cada dia ? Você não conseguirá cumprir 15 itens de uma lista nem seus vendedores. Faça com que eles se comprometam a realizar duas ou três tarefas por dia, e bem.
3. Assegure-se de que pelo menos uma dessas tarefas é altamente lucrativa ? Por exemplo: visitar pelo menos um grande cliente por dia. Isso faz com que seus vendedores sintam-se mais energizados, pois a possibilidade de fechar negócios é maior.
4. Combata distrações ? Quando um vendedor está vendendo, está vendendo. Nada de chamá-lo para atender ao telefone ou conversar com você.
5. Persista ? Você nunca terá tempo de fazer tudo o que pretende, mas pode melhorar essas marcas constantemente.
Campanha de incentivos
6 verdades para você não errar a sua
» Orçamento antes de tudo ? Quanto você pode gastar?
» Idade pesa ? Você não pode incentivar vendedores de 19 ou 20 anos, da mesma forma que incentiva profissionais de vendas de 40 ou 45 anos.
» E o sexo, também ? Homens não ficam muito satisfeitos em receber kits de cosméticos de prêmio.
» Tenha algo para mostrar ? Mesmo que a premiação seja dinheiro, invente algo para mostrar que a pessoa ganhou. Isso aumenta a motivação.
» Trabalhe com duas metas ? A curto e a longo prazo. Metas próximas incentivam mais.
» Plano de incentivo não resolve todos seus problemas de vendas ? Veja se você não tem um problema crônico em vendas, que merece um estudo maior.
“O mais desperdiçado dos dias é aquele no qual não damos uma risada sequer”
Sebastian R. N. Chamfort“Se você tiver de aprender apenas uma coisa com a vida, que seja isto: quando lhe dão a chance, aproveite”
Oprah Winfrey
Coaching em vendas:
» Sua tarefa não é vender pelo vendedor: no começo, sua tarefa é observar como seu vendedor vende.
Busque momentos de altos e baixos na maneira do seu vendedor negociar, anote o que ele
» esqueceu durante o processo
» Anote também o que seu vendedor está fazendo de muito certo na frente dos clientes e o elogie a esse respeito assim que eles forem embora. Seu vendedor irá sentir-se mais confiante para as próximas vendas.
» Antes de você começar sua análise do vendedor, pergunte como ele acha que foi durante aquele dia de vendas, onde ele acha que poderia ter melhorado.
» Sugira técnicas e táticas para o vendedor testar a partir do dia seguinte.
Confira 15 motivos diferentes pelos quais os vendedores se motivam, escritas pelo norte-americano Alexander Hiam, em seu livro Motivational Management. Acesse o portal VendaMais (www.vendamais.com.br) e clique na seção VM PLUS.