Ideias e iniciativas criativas

PEGADINHA SAMSUNG

A estação central de Zurique, na Suíça, tem paredes de pedra e um ar frio. Porém, é um dos lugares mais frequentados da cidade. Unindo estas duas características, a Samsung criou uma ação promocional com ar de pegadinha para provar que o smartphone da marca (S4) sabe quando o proprietário está olhando para ele. A proposta era simples: o cliente que conseguisse ficar diante de um display até o final da prova levava para casa um S4. Mas como simples não é sinônimo de fácil, a marca dificultava tudo o que podia.

À medida que as horas iam passando (havia um tempo mínimo exigido para ganhar), mais e mais pessoas se acumulavam em torno dos concentrados participantes. Ao seu redor, tudo acontecia para tirar a atenção do candidato: desde policiais com cachorros bravos vindo em sua direção, passando por casais discutindo muito próximos ou, ainda, uma moto atropelando uma banca de flores. Com todas essas distrações, era quase impossível ficar com o olho vidrado no contador que registrava o tempo de permanência mínimo exigido no desafio.

Fonte: Portal Promoview – www.promoview.com.br – especializado em Marketing Promocional

MINHA CARA-METADE

Pensando no isolamento dos calouros nas universidades nos primeiros dias de aula, a Coca-Cola fez uma ação inédita na Colômbia. Para quebrar o gelo e aproximar os estudantes, a agência Leo Burnett criou para a marca uma tampa especial, que permite que a garrafa seja aberta apenas se combinada com outra.

Em freezers repletos de refrigerantes, quem olhava de fora pensava que eram apenas garrafas regulares de Coca-Cola. Mas, ao tentar abrir, em vão, os estudantes foram obrigados a interagir uns com os outros.

MALHAR DÁ LUCRO NA RÚSSIA

Já vimos um sem número de ações promocionais conectando exercício e saúde. Um exemplo famoso é uma promoção da Nike que permite que clientes da marca utilizem os quilômetros registrados como moeda para baratear produtos que desejem adquirir – desde que baixem um aplicativo disponível na página do Facebook.

Agora, quem inovou foi um banco russo. O Alfa-Bank criou uma aplicação financeira com excelentes taxas de retorno para praticantes de corridas. Para acessar as taxas de 6% ao ano – elevadíssimas para os padrões russos –, os candidatos devem possuir e conectar seus aparelhos que controlam os passos dados durante a prática esportiva (e, claro, a distância percorrida) a um software do Banco. Cada passo dado representa um valor (entre 1 e 50 centavos), à escolha do cliente, que vai sendo transferido para a conta-aplicação. Na essência, quanto mais o candidato a atleta correr ou andar, suar e malhar, mais ele receberá do banco.

Foto: www.cirosollero.com

HORA DE DESLIGAR O SMARTPHONE!

Os consumidores não querem se desconectar de seus dispositivos móveis. Eles só querem um pouco de equilíbrio. E tem gente que já percebeu isso.

1. A Polar, marca brasileira de cerveja, usa o cooler, recipiente para manter o líquido gelado, para bloquear sinais de celular. Lançado em 2013, o “Anulador de Celular” é um cooler desenhado para bloquear sinais de celular, incluindo 3G, 4G e conexões de wi-fi. Os coolers especiais foram distribuídos em bares selecionados pelo Brasil, com o objetivo de encorajar a clientela a deixar seus celulares de lado e conversar com os amigos.
2. Em novembro de 2013, o WOK, uma rede de restaurantes asiáticos na Colômbia, lançou a campanha La Mejor Conversación (A Melhor Conversação). Os restaurantes criaram jogos americanos de mesa que continham mensagens incentivando os clientes a colocar seus smartphones nesses recipientes, ter conversas cara a cara e apreciar a comida com os cinco sentidos.
3. Em maio de 2013, o bar de tapas ¡Venga!, de São Paulo, mudou todos os roteadores de wi-fi para que formassem uma mensagem para os comensais. Os responsáveis pelo estabelecimento estavam frustrados ao ver os clientes perguntando assim que entravam: “Qual a senha do wi-fi?”. Eles renomearam os roteadores para que, quando uma pessoa tentasse entrar na rede de wi-fi, visse uma frase como “Aproveite o momento!” ou “Deixe o telefone pra lá!”.

Fonte: www.trendwatching.com

MARCAS MAIS LEMBRADAS NA INTERNET

O UOL anunciou, no dia 03 de junho, o resultado da oitava edição do Top of Mind Internet. A premiação, realizada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, foi dividida em 22 categorias, de produtos eletrônicos a alimentação. No total, 2.166 pessoas, maiores de 14 anos de idade, e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana, responderam à pergunta: “Qual a primeira marca que vem à cabeça quando pensa em internet?”.

A pesquisa foi feita em fevereiro de 2014 em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Brasília (DF). Confira os vencedores de cada categoria:

  1. Eletrodoméstico – Brastemp
  2. Aparelho de TV – Samsung
  3. Câmera Digital – Samsung
  4. Computador e Notebook – Samsung
  5. Tablet – Samsung
  6. Operadora de telefonia celular – TIM
  7. Aparelho de celular – Samsung
  8. Banco – Itaú
  9. Cartão de Crédito – Visa
  10. Companhia Aérea – TAM
  11. Automóvel – Fiat
  12. Carnes e Congelados – Friboi
  13. Cerveja – Skol
  14. Iogurte – Danone
  15. Refrigerante – Coca-Cola
  16. Lanchonete – Mc Donald’s
  17. Loja de eletroeletrônico/eletrodoméstico – Casas Bahia
  18. Loja de perfumes e cosméticos – O Boticário
  19. Operadora de TV Paga – NET
  20. Higiene Bucal – Colgate
  21. Perfume e desodorante – O Boticário
  22. 22. Artigo Esportivo – Nike e Centauro

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