Idéias, erros e acertos

O que agrega mais à sua empresa? Um profissional que segue à risca todas as recomendações ou outro que tem algo diferente? Quantas vezes você já leu ou ouviu alguém mencionar o fato que o erro faz parte do processo, que é errando que se acerta, ou coisas do gênero? Bem, talvez milhares. O fato é que falar é fácil, mas fazer…

Note que muitos profissionais têm o que dizer e idéias a dar, mas o medo da exposição, de dar uma bola fora é maior e pronto… mais um timing perdido, mas uma oportunidade que escorreu por entre os dedos.

Contudo, não podemos negar que muitas empresas e seus líderes têm pouca ou quase nenhuma disposição e paciência para tolerar o erro, quanto mais para incentivá-lo em sua organização. Afinal, se acreditamos que está bom, para que mudar?

Mas, reflita: o que agrega mais à sua empresa? Um profissional que segue à risca todas as recomendações, totalmente previsível, ou outro que tem algo diferente e por isso está mais sujeito ao erro, mas também sujeito a criar algo novo que gere valor.

O fato é que o erro, apesar de necessário e fundamental para o aprendizado, pode causar graves prejuízos e danos. Além disso, ninguém gosta de errar. O erro causa constrangimento, dá trabalho para arrumar, isso quando dá para arrumar, e se praticado em excesso, acaba prejudicando a carreira.

Pensando nisso, seguem abaixo algumas dicas que aprendi em algumas empresas e outros de depoimentos que recebi de profissionais das mais variadas áreas. São dicas práticas que podem ajudar a construir de uma forma saudável, e menos arriscada, e a incentivar a cultura da criatividade. Afinal, é preciso extrair o melhor de cada talento e quem sabe assim surgir uma idéia de grande sucesso:

1. Diga adeus à velha caixinha de sugestões
Outro dia estava em uma empresa e a dita cuja estava toda empoeirada. Perguntei a simpática senhora da limpeza por que a caixinha estava toda suja, e ela logo respondeu que: ?Ninguém mexe ali mesmo?. A caixinha de sugestões faz grande sucesso quando implantada, mas logo cai no esquecimento e são poucas as empresas que a mantém de forma eficaz. Retire todas as caixinhas de sugestões de sua empresa, primeiro porque as pessoas não são fãs da escrita e o outro motivo é que poucos recebem respostas referentes às sugestões ou às idéias que lá colocam.

2. Realize pequenos cafés da manhã
Pequenos mesmo, com no máximo dez participantes, sendo que entre esses dez, pelo menos um do setor de RH, e ao menos dois devem ser pessoas da alta hierarquia que tem poder de decisão ou que possam dizer se esta ou aquela idéia pode ser viável ou não. O RH nunca deve ser deixado de lado quando o assunto é gente e precisar ser mais atuante quanto à gestão de pessoas. O café da manhã é uma excelente forma conseguir o contato olho no olho, tirar dúvidas, solicitar sugestões e estabelecer um clima de confiança, transparência e comunicação entre todos os níveis hierárquicos da empresa.

3. Monte comitês para analisar as idéias de seus funcionários
Se alguém deu uma sugestão, no mínimo ele merece uma resposta se ela é viável ou não, se pode ou não ser implantada. Nada é mais desestimulante do que não receber um parecer, um sim ou não, de ser esquecido em um canto qualquer. Crie critérios de seleção, defina claramente o objetivo do programa para minimizar idéias absurdas e pedidos desconexos, mas mesmo assim eles virão. Faz parte do processo para incentivar a mente criadora de sua equipe, assim como engatinhar antes de dar os primeiros passos.

4. Uma vez aprovada ou pré-selecionada a idéia, convide todas as pessoas envolvidas no processo para participar da discussão, para saber se o projeto pode ou não ser implementado
E não esqueça de convidar quem fez a sugestão, pois já vi casos que a pessoa dá uma idéia e por não ser da área ou qualquer outro motivo não é convidada para participar, aí fica com a sensação de que alguém ?roubou? sua idéia. Mas isso não acontece na sua empresa, não é mesmo?

5. Deixe a equipe tentar implantar a idéia
Para isso é preciso tempo e dinheiro. Uma dica audaciosa: defina uma verba e um período do dia para que cada um possa de forma exclusiva trabalhar na idéia. Evite encontros fora do expediente ou uma reunião por semana. Não! Sugiro pelos menos duas horas por dia ou meio período três vezes por semana e também sugiro que seja exigido um cronograma das atividades e mensuração dos resultados. A equipe deve entender que o projeto existe para dar resultados e, se não der certo, o relatório ajudará todos a saberem o porquê.

6. Encoraje a equipe
Como em todo projeto, o seu também terá momentos de desânimo, apatia e desilusão. Por vezes algo dará errado, aí sim está o pulo do gato. Incentive o pessoal a errar mais uma vez. Não é loucura! É uma forma sutil de cobrar, pois já lemos no sexto parágrafo que ninguém gosta de errar e é nesse momento que todos vão de novo tentar acertar. Afinal, ninguém erra porque quer.

7. Remunere e premie os resultados da implantação da idéia
Quando tudo estiver pronto e de preferência funcionando, que tal premiar a equipe que conduziu o projeto? Que tal uma participação financeira nos resultados positivos ou algum outro tipo de reconhecimento formal e de valor. Evite somente os ?tapinhas nas costas? ou canetas padronizadas. Você pode até pensar que as pessoas já são pagas para isso. E realmente são. Porém se percebo que a empresa está crescendo porque eu não posso crescer também? Premie para valer, não precisa ser necessariamente com dinheiro, existem inúmeras possibilidades, e assim fazer com que todos tenham uma motivação a mais para pensar em como criar uma empresa diferente, mais justa com a participação efetiva de todos.

É claro que aqui apresentei somente algumas dicas, algumas que mais me chamaram a atenção pelos caminhos onde andei, mas o fato é que sua empresa terá mais chances de sucesso se for mais tolerante ao errado, acreditar no acerto e entender com naturalidade que ambos fazem parte do processo.

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