Imagem internacional ? Brasil em 20º lugar

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

A aquisição da revista VendaMais dá direito ao acesso do conteúdo exclusivo do site VendaMais. Se você é assinante, basta digitar seu e-mail e senha. Caso tenha adquirido a revista nas bancas, digite a palavra-chave PROSPECTAR, válida apenas para o mês de fevereiro.

 

“A indústria é um processo de satisfazer clientes, não um processo de produzir bens”

Theodore Levitt

 

Imagem internacional – Brasil em 20º lugar

Realizado pela GFK dos Estados Unidos, em parceria com Simon Anholt, o estudo Nation Brands Index ouviu mais de 20 mil pessoas para medir a percepção delas a respeito de 50 países com o objetivo de compreender melhor cada um deles como marcas, ressaltando quais aspectos caracterizam cada localidade. O Brasil foi o país mais bem classificado da América Latina, tanto na classificação geral quanto em cada um dos seis itens analisados. No ano passado, o País foi o 21º colocado. A pesquisa avaliou os países em seis categorias:

  1. 1.    Exportação – O quanto associar a origem do produto ao país aumenta ou diminui a probabilidade de as pessoas comprarem.
  2. 2.    Governança – A competência e honestidade do governo no respeito aos direitos dos cidadãos e em posturas com relação a questões de interesse internacional.
  3. 3.    Cultura – Herança cultural, aspectos contemporâneos das músicas, filmes, arte e literatura, bem como a excelência do país no esporte.
  4. 4.    Povo – O quanto as pessoas se sentem bem-recebidas visitando o país e à vontade de ter um amigo ou contratar um profissional bem qualificado daquele lugar.
  5. 5.    Turismo – A beleza natural, edifícios históricos e monumentos, agitação da vida nas cidades e atrações urbanas.
  6. 6.    Imigração e investimento – O poder de um país para atrair talentos e capital do exterior.

 

A imagem do Brasil é mais associada a características de lazer e entretenimento que à administração e economia. O atributo mais relacionado ao País é a cultura, pois o Brasil é o décimo colocado no ranking global desse item. O turismo também é um ponto de destaque, estando o Brasil no 12º lugar, enquanto a forma como o povo brasileiro é visto no mundo coloca o País na 17ª posição. Já, no item imigração e investimento, o Brasil é o 21º colocado, em governança é o 24º e em exportação foi somente o 26º colocado.

 

Consumo e confiança em alta

O estudo Crise ou Incerteza?, realizado pela Nielsen Brasil, concluiu que o consumo está crescendo gradativamente no País, com os números mostrando que o brasileiro voltou a buscar os itens preferidos, e não apenas os mais baratos. Na análise de consumo por nível socioeconômico, a força das classes D e E, que representam 36% dos consumidores, ficou ainda mais evidente. Elas apresentaram crescimento em todos os aspectos avaliados: frequência no ponto de venda, valor gasto por compra feita e gasto total. A empresa ouviu 17.107 pessoas, em 50 países, e concluiu que o Brasil está em quarto lugar no ranking de confiança do consumidor, atrás apenas da Indonésia, Índia e Filipinas.<br /><br />

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima