InadimplĂȘncia

NĂŁo resolva o problema da inadimplĂȘncia perdendo clientes, e para nĂŁo correr esse risco em um processo simples de telecobrança, confira algumas dicas. Constrangimento, essa Ă© a primeira palavra que nos vem Ă  mente quando o assunto Ă© inadimplĂȘncia. Ë claro que ninguĂ©m em sĂŁ consciĂȘncia gosta de ter o seu nome escrito em uma lista “negra” de devedores.

Para as empresas que possuem em sua carteira de clientes alguns inadimplentes a situação também não é fåcil, uma vez que existem compromissos a serem cumpridos.

Enfim, só nos resta negociar. Em tese, escutar o cliente e logo após solicitar uma previsão sobre a quitação do pagamento, é o mais correto a fazer.

Tarefa quer fica por conta de pessoas håbeis e preparadas para gerenciar o relacionamento com o cliente, e assim obter uma solução adequada para ambos.

Porém diante de tamanho embaraço os sentimentos falam mais alto.

Para não correr o risco de perder clientes em um processo simples de telecobrança, confira algumas dicas.

  1. Domine a informação: obtenha todos os dados do inadimplente, um histĂłrico dos pagamentos anteriores, e referĂȘncias de outros departamentos de sua empresa antes de realizar um contato de cobrança;
  2. Prepare a atitude: realize os seus contatos de forma tranqĂŒila, pense positivamente;
  3. NĂŁo julgue antecipadamente: crie uma atitude positiva com relação ao inadimplente, vocĂȘ nĂŁo precisa maltratĂĄ-lo, pois a situação pode ser Ășnica ou passageira;
  4. Seja profissional: utilize palavras, postura e comportamentos de acordo com a imagem de sua empresa.
  5. Não disperse: mantenha o foco da ligação e não lamente os problemas da vida junto com o inadimplente;
  6. Transmita segurança: identifique e entenda as necessidades do cliente, mantendo firmeza em seu tom de voz;
  7. Evite assumir uma posição rígida: mesmo porque poderå encontrar barreiras para desenvolver a sua argumentação.
  8. Argumente: nĂŁo rebata, use de persuasĂŁo e trabalhe com os fatos;
  9. Deixar recados: jamais deixe recado com outras pessoas ou gravação em secretåria eletrÎnica. Não devemos expor a situação do cliente para outras pessoas;
  10. Crie uma boa impressão: transmita empatia e crie um canal de comunicação aberto com o cliente.

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