NĂŁo resolva o problema da inadimplĂȘncia perdendo clientes, e para nĂŁo correr esse risco em um processo simples de telecobrança, confira algumas dicas. Constrangimento, essa Ă© a primeira palavra que nos vem Ă mente quando o assunto Ă© inadimplĂȘncia. Ă claro que ninguĂ©m em sĂŁ consciĂȘncia gosta de ter o seu nome escrito em uma lista “negra” de devedores.
Para as empresas que possuem em sua carteira de clientes alguns inadimplentes a situação também não é fåcil, uma vez que existem compromissos a serem cumpridos.
Enfim, só nos resta negociar. Em tese, escutar o cliente e logo após solicitar uma previsão sobre a quitação do pagamento, é o mais correto a fazer.
Tarefa quer fica por conta de pessoas håbeis e preparadas para gerenciar o relacionamento com o cliente, e assim obter uma solução adequada para ambos.
Porém diante de tamanho embaraço os sentimentos falam mais alto.
Para não correr o risco de perder clientes em um processo simples de telecobrança, confira algumas dicas.
- Domine a informação: obtenha todos os dados do inadimplente, um histĂłrico dos pagamentos anteriores, e referĂȘncias de outros departamentos de sua empresa antes de realizar um contato de cobrança;
- Prepare a atitude: realize os seus contatos de forma tranqĂŒila, pense positivamente;
- NĂŁo julgue antecipadamente: crie uma atitude positiva com relação ao inadimplente, vocĂȘ nĂŁo precisa maltratĂĄ-lo, pois a situação pode ser Ășnica ou passageira;
- Seja profissional: utilize palavras, postura e comportamentos de acordo com a imagem de sua empresa.
- Não disperse: mantenha o foco da ligação e não lamente os problemas da vida junto com o inadimplente;
- Transmita segurança: identifique e entenda as necessidades do cliente, mantendo firmeza em seu tom de voz;
- Evite assumir uma posição rĂgida: mesmo porque poderĂĄ encontrar barreiras para desenvolver a sua argumentação.
- Argumente: nĂŁo rebata, use de persuasĂŁo e trabalhe com os fatos;
- Deixar recados: jamais deixe recado com outras pessoas ou gravação em secretåria eletrÎnica. Não devemos expor a situação do cliente para outras pessoas;
- Crie uma boa impressão: transmita empatia e crie um canal de comunicação aberto com o cliente.