Incendeie suas vendas!

Quer fazer seu varejo vender mais que o do vizinho? Aprenda algumas dicas que vão fazer suas vendas pegarem fogo! Alguém fez essa colocação numa cidade de interior onde eu faria uma palestra naquela noite: ?Por que meu concorrente ao lado vende mais? Sua loja fica no mesmo quarteirão que a minha; ele trabalha com o mesmo tipo de produto que eu; seus preços são praticamente iguais, acho até que a minha loja tem uma aparência melhor. Por que essa loja vende mais que a minha? Eu não entendo!?.

Fui ver a tal loja que vende mais. Realmente, tudo o que ela tinha relatado era verdade, esquecendo-se apenas de um detalhe: naquela loja, o atendimento é espetacular. Notei um brilho diferente nos olhos das pessoas. Um ambiente de alegria, de entusiasmo, um bom humor explícito no ar, um clima mágico e eu, que entrei só para dar uma olhada, acabei fazendo uma compra.

Muitos lojistas não percebem que o atendimento de sua loja é apático, frio, com pessoas aparentemente descompromissadas, sem nenhuma vontade.

Não basta ter um bom ponto comercial, uma loja vistosa, variedade de produtos, conforto se não houver esse complemento que faz toda a diferença ? atendimento com amor. Ou seja, vendedores que atuam por pura paixão e sabem que dinheiro é apenas conseqüência de um bom trabalho.

Este é um erro muito comum em vendas: empresários investem uma fortuna em aparência, tecnologia, publicidade e deixam para trás o mais importante ? vendedores motivados e treinados que farão toda a diferença.

O que é preciso fazer para incendiar suas vendas? Cito alguns conselhos:

» Colocar-se no lugar do cliente ? sinta o ambiente, perceba as prateleiras e gôndolas, as promoções, a limpeza, a fachada, a iluminação, a organização, a alegria, o humor da equipe, todos os detalhes que ajudam ou atrapalham as vendas.

» Olhar no olho dos atendentes ? ver se estão trabalhando com alegria, vontade e entusiasmo a ponto de contagiar os clientes. Esse é um fator decisivo nas vendas.

» Treinar, treinar, treinar ? realize treinamentos que simulem a venda, a assistência, a pós-venda, explicações sobre o produto, sobre a logística, entrega, etc. Se o vendedor não for convincente, não o deixe trabalhar enquanto não estiver preparado.

» Criar o seu diferencial ? o cliente tem de ser o seu vendedor nº 1 e ainda não cobrar a comissão. Se seu cliente é seu fã ou de sua empresa, o sucesso já está no cofre. Mas para mantê-lo assim, é preciso oferecer sempre mais ? o cafezinho quentinho, talvez um bombom, um desconto especial já ofertado para a próxima compra, um agrado para as crianças.

Custa muito menos manter um cliente que conquistar um novo. Faça o teste e terá absoluta certeza, num curto espaço de tempo, que esse marketing boca-a-boca fará a diferença, irá incendiar suas vendas e triplicar o seu faturamento.

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