Inclusão, diversidade, meio ambiente e responsabilidade social: sua empresa está atenta a esses temas?

Faça do seu trabalho sua paixão

Na edição de janeiro de 2020 trazemos uma matéria especial sobre tendências não diretamente ligadas a vendas, mas que irão impactar diretamente todas as empresas.

Aqui, reunimos algumas reflexões para você fazer uma avaliação sobre como a sua empresa se encaixa nos principais tópicos apresentados na revista. 

1 – Sua empresa é boa para o mundo?

Cada vez mais as pessoas, em especial os mais jovens, preocupam-se em saber a história por trás das empresas que compram. São questões que há poucos anos não eram debatidas no planejamento das organizações, mas que terão um impacto cada vez maior nas vendas e na longevidade empresarial.

  • Qual é a origem dos produtos? A empresa se preocupa com sustentabilidade?
  • Quem são os fornecedores? A empresa os trata bem? Eles têm valores alinhados com a empresa?
  • A empresa apoia causas ambientais e sociais? 
  • Ela remunera seus funcionários de forma justa? 
  • Como ela ameniza o impacto ambiental que sua atuação causa? 

* De 0 a 10, que nota você daria para a sua empresa no que diz respeito aos tópicos acima? 

Sua empresa é boa para o mundo?

 

2 – Sua empresa se preocupa com a comunidade que está inserida? 

Que problemas existem em sua região/comunidade, são ignorados pelo poder público e você poderia ajudar a resolver (seja através de novos produtos/serviços e ações sociais. Sua empresa tem a cultura de se envolver em causas sociais e ambientais ligadas ao seu entorno? Se não, é hora de repensar.

* De 0 a 10, que nota você daria para a sua empresa no que diz respeito a isso?

Sua empresa se preocupa com a comunidade que está inserida? 

3 – Sua empresa promove a diversidade?

De acordo com a consultoria Accenture, marcas que valorizam a contratação de profissionais com deficiências tiveram margens de lucro 30% maiores do que marcas que não se preocupam com isso. 

Na mesma esteira, a escola de negócios da New York University Stern School of Business publicou um estudo em julho de 2019 afirmando que 77% dos consumidores millennials nos EUA e 44% na França, na Alemanha e na Itália têm mais chances de comprar de marcas que ajudam refugiados. 

São discussões que há poucos anos sequer existiam, mas que cada vez mais se tornam objeto de atenção no planejamento das empresas. 

* De 0 a 10, que nota você daria para a sua empresa no que diz respeito à diversidade?

Sua empresa promove a diversidade?
Photo by Aarón Blanco Tejedor on Unsplash

4 – Sua empresa cuida da saúde mental dos funcionários?

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde afirmou que a depressão será a doença mais incapacitante do planeta em 2020. Ainda segundo a OMS, o Brasil é o recordista mundial em casos de transtornos de ansiedade. Estima-se que 9,3% da população sofra com o problema. 

Os dados ajudam a explicar a tendência de novos produtos e serviços surgirem nessa área e, principalmente, justificam a necessidade de as empresas levarem o cuidado com a saúde mental como uma política permanente de RH. 

Uma pesquisa de 2018 da MetLife, gigante global do mercado de seguros, apontou que 76% dos trabalhadores acreditam que empregadores são responsáveis pelo seu bem-estar e pela sua saúde – contra 68% em 2015. 

* De 0 a 10, que nota você daria para a sua empresa na promoção do bem-estar e da saúde mental de seus funcionários?

Sua empresa cuida da saúde mental dos funcionários?
Photo by bruce mars on Unsplash

Ainda não é assinante VendaMais?

Venha fazer parte de nossa comunidade e ter acesso a conteúdos exclusivos.

Leia também 

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima