Índices de ações

Entenda como são constituídos os 14 índices da Bovespa IBrX, ITEL, INDX, IGC, MLCX e ICON podem não passar de siglas sem importância para a maioria das pessoas. Para os investidores, no entanto, há muito por trás dessas letras: são índices da Bovespa e indicadores de desempenho de um grupo de ações que apontam a valorização, ou desvalorização, de um determinado conjunto de papéis ao longo do tempo.

Os investidores podem acompanhar os índices com o objetivo de obter referências para seus investimentos. Afinal, para saber se uma carteira está rendendo o que se espera, basta compará-la com o índice de ações mais adequado.

Formação ? Existem várias maneiras de criar um índice de ações: pode ser por setor (IEE e ITEL), negociabilidade (Ibovespa e IBrX), capitalização (MLCX e SMLL), entre outros. A partir daí, serão escolhidas as ações que farão parte da carteira de índice, desde que cumpram os critérios de inclusão preestabelecidos.

Regularmente, a bolsa revisa a composição de seus índices, incluindo ou removendo papéis. Em um primeiro momento, pode parecer que ações retiradas não sejam um bom investimento. No entanto, especialistas reforçam que tanto a inclusão quanto a exclusão de uma ação na carteira de um índice não reflete necessariamente méritos ou deméritos da empresa, indica apenas que aquela ação atende ou não aos critérios para integrar tal índice. ?A conclusão de se continuar ou não investindo na companhia deve ser obtida a partir de outros critérios de análise?, recomenda Leonardo Mesquita, agente autônomo de investimento, lembrando que empresas que foram retiradas de algum índice podem ser bons investimentos quando analisadas individualmente.

Tanto que, como os preços das ações podem variar por fatores internos ou externos à empresa ? como crescimento do país, nível de emprego e taxa de juros ?, ações de um índice podem, sim, apresentar comportamento diferente em um mesmo período, com algumas valorizando e outras não.

Sobe-e-desce ? A oscilação dos índices tem relação direta com o desempenho dos papéis envolvidos, ou seja, ativos que possuem maior participação percentual influirão mais, ao passo que ações que têm menor participação influirão menos. ?Cada ação possui seu peso no índice. Portanto, isso não significa que, apesar do índice ter subido, todas as ações subiram. Acontece de algumas ações caírem quando o índice sobe e vice-versa?, destaca Ricardo Ueda, operador da XP Investimentos.

Embora os índices apontem tendências, não existe relação direta entre o sobe-e-desce e a economia do Brasil. ?Não é correto utilizar isso como uma ferramenta para prever ou determinar a saúde de um país. Geralmente, os mercados acionários antecipam alguns movimentos econômicos como contrações e expansões. Apesar da economia depender de muitas empresas listadas no índice, essa relação não é perfeita?, comenta Ueda.

Índices ? Atualmente existem 14 índices de ações da Bovespa, sendo o mais popular o Ibovespa, que já tem 40 anos de história. ?Ele retrata o comportamento das principais ações negociadas. Como elas possuem grande representatividade, costuma-se dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado está em alta, e caso esteja caindo, está em baixa?, explica Flávio Lemos, idealizador da Expo Trader Brasil e coordenador da Escola de Investidores.

Agora, é hora de conhecer, um a um, os índices de ações do mercado brasileiro. Veja também quais são os principais papéis que compõem a carteira de acordo com a participação relativa de cada um no índice.

Índice Bovespa ? Ibovespa
O mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado brasileiro de ações. Sua relevância advém do fato de retratar o comportamento dos principais papéis negociados e também de sua tradição, pois manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação, em 1968.
Principais ativos: PETR4, VALE5, BVMF3, BBDC4 e ITAU4.

Índice Brasil 50 ? IBrX 50
Mede o retorno total de uma carteira composta de 50 ações, selecionadas entre as mais negociadas em termos de liquidez e ponderadas pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação. Foi desenhado a fim de ser um referencial para os investidores e administradores de carteira e também para possibilitar o lançamento de derivativos.
Principais ativos: PETR4, PETR3, VALE5, ITAU4 e VALE3.

Índice Brasil ? IBrX
Calcula o retorno de uma carteira composta de cem ações, selecionadas entre as mais negociadas, em termos de número de negócios e volume financeiro, e ponderadas pelo número de ações disponíveis para negociação no mercado.
Principais ativos: PETR4, PETR3, VALE5, ITAU4 e VALE3.

Índice de Sustentabilidade Empresarial ? ISE
Reflete o retorno de uma carteira composta de ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade empresarial e também atua como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.
Principais ativos: BBDC4, ITAU4, UBBR11, BBDC3 e CMIG4.

Índice de Energia Elétrica ? IEE
Primeiro índice setorial da Bovespa, oferece uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento do setor de energia elétrica. É composto de ações das empresas mais representativas do setor, que têm peso igual na carteira teórica do índice.
Principais ativos: CLSC6, ELET6, CPFE3, ENBR3 e LIGT3.

Índice Setorial de Telecomunicações ? ITEL
Mede o comportamento do setor de telecomunicações, com ações de empresas de telefonia fixa e celular. Aqui o indicador é o valor de mercado das ações em circulação, o que facilita a montagem de carteiras e permite um melhor acompanhamento de seu desempenho pelo investidor.
Principais ativos: TNLP4, VIVO4, BRTP4, BRTO4, BRTP3

Índice do Setor Industrial ? INDX
Fruto de um convênio entre a Fiesp e a Bovespa, mede o desempenho das ações mais representativas do setor industrial ? importante segmento da economia brasileira. Sua carteira é composta de ações mais representativas da indústria.
Principais ativos: AMBV4, CSNA3, GGBR4, USIM5 e EMBR3.

Índice Valor Bovespa ? IVBX
Desenvolvido em conjunto pela Bovespa e jornal Valor econômico visando mensurar o retorno de uma carteira constituída exclusivamente de papéis emitidos por empresas de excelente conceito junto aos investidores, classificadas a partir da 11ª posição, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações.
Principais ativos: CMIG4, TNLP4, EMBR3, RDCD3 e GOAU4.

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada ? IGC
Calcula o desempenho de uma carteira composta de ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa. Tais companhias devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da Bovespa.
Principais ativos: VALE5, ITAU4, VALE3, BBDC4 e BVMF3.

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado ? ITAG
Mede o desempenho de uma carteira composta de ações de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle. Composto de ações para as quais a organização concede tag along superior em relação à legislação aplicável de 80%.
Principais ativos: ITAU4, BBDC4, ITSA4, BVMF3 e BBDC3.

Índice Mid-Large Cap ? MLCX
Calcula o retorno de uma carteira composta de companhias de maior capitalização, aquelas que em conjunto representarem 85% do valor de mercado total da bolsa. As ações são selecionadas por sua liquidez e ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação.
Principais ativos: PETR4, PETR3, VALE5, ITAU4 e VALE3.

Índice Small Cap ? SMLL
Mede o retorno de uma carteira composta de empresas de menor capitalização. Podem entrar aqui todas as que não estiverem incluídas no índice MLCX, também são selecionadas por sua liquidez e ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação.
Principais ativos: GVTT3, CYRE3, LREN3, SUZB5 e VCPA4.

Índice de Consumo ? ICON
Mede o comportamento das ações das companhias representativas dos setores de consumo cíclico (tecidos, vestuário, calçados, utilidades domésticas, automóveis, motocicletas, mídia, hotéis, restaurantes e lazer) e não-cíclico (agropecuária, alimentos processados, bebidas, fumo, saúde e produtos de uso pessoal e limpeza).
Principais ativos: AMBV4, PRGA3, JBSS3, CRUZ3 e PCAR4.

Índice Imobiliário ? IMOB
Mede o comportamento das ações das empresas representativas dos setores da atividade imobiliária, compreendidos por construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis.
Principais ativos: CYRE3, GFSA3, PDGR3, BRML3 e MRVE3.

No site da Bovespa, você encontra a metodologia completa de todos os índices, composição da carteira e estatísticas de desempenho. É um vasto material que pode orientá-lo sobre investir ou não em determinada empresa, como um determinado setor está se comportando e o desempenho de um fundo de investimento que esteja atrelado a determinado índice.

No entanto, nunca se esqueça de que um índice por si só não é garantia de rentabilidade ou previsão de retorno do investimento, pois uma determinada ação pode ou não acompanhar o desempenho do índice que integra.

Você sabia?

» Natura, Perdigão e Sadia são recordistas. Estão em 10 dos 14 índices da Bovespa.
» Petrobras, a gigante da bolsa, não tem presença significativa. Está listada em apenas quatro índices.
» Entre as empresas que mais aparecem nos índices, não há nenhuma do setor de telecomunicações. As mais bem colocadas são Telemar e Tim, com sete índices cada uma.
» Entre as companhias que mais aparecem nos índices, cinco são small caps: Braskem, Duratex, Gafisa, Rossi e Sadia.

As campeãs e seus índices:

10 índices
» Natura (NATU3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, ICON, IGC, INDX, ISE, ITAG, IVBX, MLCX
» Perdigão (PRGA3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, ICON, IGC, INDX, ISE, ITAG, IVBX, MLCX
» Sadia (SDIA4) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, ICON, IGC, INDX, ISE, ITAG, IVBX, SMLL

9 índices
» Braskem (BRKM5) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IGC, INDX, ISE, ITAG, IVBX, SMLL
» Cesp (CESP6) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IEE, IGC, ISE, ITAG, IVBX, MLCX
» CPFL (CPFE3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IEE, IGC, ISE, ITAG, IVBX, MLCX
» Duratex (DURA4) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IGC, INDX, ISE, ITAG, IVBX, SMLL
» Eletropaulo (ELPL6) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IEE, IGC, ISE, ITAG, IVBX, MLCX
» Embraer (EMBR3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IGC, INDX, ISE, ITAG, IVBX, MLCX
» Gafisa (GFSA3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IGC, IMOB, INDX, ITAG, IVBX, SMLL
» Gerdau (GOAU4) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IGC, INDX, ITAG, IVBX, MLCX
» JBS (JBSS3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, ICON, IGC, INDX, ITAG, IVBX, MLCX
» Rossi (RSID3) ? Ibovespa, IBrX, IBrX 50, IGC, IMOB, INDX, ITAG, IVBX, SMLL

Todas as informações das carteiras de ações dos índices referem-se ao quadrimestre de janeiro a abril de 2009, podendo mudar após esse período.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima