Iniciativa e motivação podem alavancar sua carreira

Tenha atitudes positivas, acredite no seu potencial e seja campeão

Muitas pessoas são demitidas não por causa dos seus currículos ou falta de qualificação técnica, mas sim devido a atitudes e comportamentos. Impressionante, não é?

As organizações exigem, além de conhecimento técnico, iniciativa e motivação. Não existe mais espaço para colaboradores como aquela hiena do desenho animado que vive dizendo: “Oh céus, oh vida, oh azar!”. Se você pretende crescer em sua carreira, deve urgentemente mudar o seu comportamento e a sua atitude e se tornar uma pessoa extraordinária em tudo que faz.

Mas como conseguir isso? Parece impossível!

Não é. A boa notícia é que você não terá que se tornar um super-homem ou uma mulher maravilha do dia para noite. Mas, sim, vencer a batalha mais difícil que tem e a única que realmente vale a pena: a batalha com você mesmo.

Um integrante da equipe de Ayrton Senna comentou, em uma entrevista, que ele já era o pole position e que ninguém mais poderia ameaçar a sua posição, mas, ainda assim, Senna queria voltar para a pista, pois estava convicto de que poderia fazer um tempo menor. Essa é a batalha que eu recomendo. Isso faz parte de um processo conhecido pelos japoneses como Kaizen, ou seja, “melhoria constante e incessante”. Em outras palavras, o seu objetivo deve estar focado em fazer um pouco melhor hoje aquilo que fez ontem, ser um pouco melhor hoje do que foi ontem. Sempre um pouquinho apenas.

Uma melhoria de 1% ao dia pode acarretar em uma melhora significativa ao término dos 365 dias do ano, e isso não me parece um desafio supremo.

Tenha a iniciativa de começar agora

Não é o que você faz de vez em quando que irá mudar a sua vida, mas sim o que você faz em uma base regular e consistente, todos os dias, que irá gerar um resultado significativo.

Lembre-se: não existe mais espaço para o papel de empregado. A relação de trabalho mudou. O empresário que quer ser bem-sucedido busca empreendedores com iniciativa dentro do seu negócio, e não só empregados. Ele investe nos profissionais que fazem mais do que somente a sua parte, mais do que acham que são pagos para fazer, que encaram o seu departamento como o seu próprio negócio. Assuma uma atitude empreendedora como a via certa para o seu crescimento. Essa mudança só é possível se houver motivação.

Entretanto, a verdadeira motivação acontece de dentro para fora. Isso significa que você vai precisar encontrar o “seu motivo” para entrar em ação. Esse motivo está ligado às suas metas pessoais. Estabeleça objetivos concretos em sua vida, coloque datas para realizá-los e dessa forma você terá a iniciativa para mudar a sua atitude e comportamento para ser um profissional extraordinário e conquistar uma carreira impecável.

Seja exigente com os seus resultados e com a sua performance. Tenha iniciativa sim, mas tenha também “acabativa”! Não adianta começar e não terminar os seus projetos de vida. Acredite, ser exigente consigo irá ajudá-lo a manter o foco na melhoria constante e incessante. Faça diariamente as seguintes perguntas, antes de dormir:

  • O que eu fiz hoje melhor do que ontem?
  • O que eu aprendi hoje que não sabia ontem?

Eu desejo que você não apenas leia este texto, mas que entre em ação, procure os seus motivos e tenha iniciativa para que dessa forma esteja no pódio entre os campeões e vencedores na vida!

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima