Inovação sustentada

Mudar a cultura da empresa envolve mudança na mentalidade de todos. Demora. Mas é mais fácil se você mostrar, claramente, para onde estão indo Todas as empresas e equipes se preocupam com inovações. Tornou-se mantra dos negócios a frase: ?quem está parado está, na verdade, andando para trás a uma velocidade espantosa?. Inovar até que não é difícil. Afinal, todos podem ter uma idéia excelente vez por outra.

Qualquer membro de sua equipe é capaz de estudar o ambiente, analisar a opinião de grandes especialistas e desenvolver uma forma mais inteligente, mais fácil e mais econômica de trabalhar. O problema é fazer isso todos os meses, continuamente. O palestrante norte-americano Robert Karlsberg desenvolveu algumas estratégias para garantir que o espírito de inovação esteja sempre presente em sua empresa.

Acompanhe, a inovação começa no topo. Líderes podem criar um ambiente psicológico que favoreça o constante aparecimento da inovação em todos os níveis. Em empresas pequenas, esse ambiente não é difícil de ser construído. São poucos os envolvidos, a comunicação é simples e há uma motivação maior, uma vontade de ?pertencer? à empresa. Em organizações maiores, a burocracia toma conta e as estruturas de gerenciamento que, por um lado, estimulam o crescimento, por outro, desestimulam o surgimento de idéias e sufocam ações de pequena escala. É preciso mudar essa atitude a partir do topo, considerar que as boas idéias não vêm apenas da alta gerência ou de consultores, mas podem surgir até mesmo da tia do cafezinho. Aprecie o valor das pequenas inovações, aquelas que causam apenas uma pequena melhoria em um aspecto de seu trabalho. Já é melhor do que vocês faziam até há pouco tempo e mostra que estão abertos a pequenas atividades. Se você não respeitar as inovações menores, não espere um entusiasmo avassalador de sua equipe quando você apresentar grandes mudanças.

Estabeleça um claro sentido de direção. Mudar a cultura da empresa envolve mudar a mentalidade de todos. Demora. Mas é mais fácil se você mostrar, claramente, para onde estão indo. A missão de sua empresa ajuda a organizar a criatividade de seu pessoal? Teve uma idéia? Olhe para a frase da missão na parede. Ajuda a atingir aquele objetivo? Vamos em frente. Não ajuda, nem indiretamente? Desculpe, vamos tentar de novo. Inovação, como diz Peter Drucker, significa criar uma nova dimensão para a performance. Um senso de missão define a performance que se espera de uma maneira que todos entendam.

Peça ajuda. A Southwest, linha aérea de baixo custo dos Estados Unidos, sempre teve uma política de comunicação aberta. Dividia todos os seus números com os funcionários, assim todos sabiam o quanto o preço do combustível pesava no balanço final da empresa. No início dos anos 90, o preço do petróleo aumentou muito, então a empresa pediu ajuda a seus funcionários. Os pilotos da companhia sugeriram uma série de medidas que ajudavam a poupar combustível. Uma consultoria, provavelmente, não traria tais soluções. Mantenha o pessoal informado e terá boas idéias disponíveis, quando necessário.

Instigue o senso de propriedade. Quando um membro de sua equipe sabe que seus interesses estão alinhados com os da empresa, quando sabe que o melhor que fizer no trabalho refletirá em coisas boas para si, mais razões ele terá para queimar massa cinzenta para fazer as coisas da melhor maneira possível. Para isso, seja justo e claro nas recompensas.

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