Insatisfação & Felicidade

Pense rápido: você é insatisfeito? Pense melhor: o que é ser insatisfeito? Uma pessoa de índole negativa? Pense rápido: você é insatisfeito? Pense melhor: o que é ser insatisfeito? Uma pessoa de índole negativa? Ou alguém extremamente exigente, que quer sempre o melhor? Pensou bem? Pois é, nesta época revisionista, onde os paradigmas antes firmes como rochas desaparecem facilmente, como num toque de mágica, a realidade cotidiana, o caminho habitual, pode sofrer rachaduras de uma hora para outra.

O livro Insatisfação & Felicidade explora com rara eficiência esta realidade. Ele foi escrito em parceria por dois professores: João Carlos Motti, com 30 anos de docência no curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Paraná, e Eduardo Bettega, jornalista na TV da mesma universidade, e professor de Relações Públicas na Universidade do Contestado. Mesmo assim, não cai na característica comum das publicações científicas, que se enchem de citações eruditas para justificar cada uma das suas afirmações, tornando-se impetráveis para o leitor comum.

Ao contrário, o livro é escrito em linguagem acessível e bem humorada. Seu maior mérito reside em se recusar a tentar reinventar a roda. O ciclo ?mottivacional? cria uma vivência onde a intenção é enxergar o óbvio, aquilo que está ao alcance de todos, mas que poucos percebem seu real significado.

Quer um exemplo? Os autores propõem que, basicamente, os satisfeitos estão no cemitério, pois lá é o lugar para quem não precisa de mais nada, o lugar mais seguro do mundo. Quem está vivo, está buscando alguma coisa e, portanto, está insatisfeito. E se você deseja ser um insatisfeito e feliz (mesmo que por alguns momentos), fique agora com essas três dicas especiais publicadas no livro:

1. Ao ser despertado pelo som do relógio, não fique mau-humorado. Dê-lhe um beijo, pois ele acabou de colaborar com uma conquista.

2. Ao acender as luzes do banheiro e olhar para o espelho, diga: ?Oba, eu estou vivo, viva!?.

3. Ao abrir o armário, converse com suas roupas, dizendo: ?Minhas queridas conquistas, somente uma hoje terá o prazer de me acompanhar. Amanhã farei outra escolha, aguardem?.

Frase: ?Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade? ? Bertrand Russell

Para Saber Mais: Insatisfação & Felicidade, de João Carlos Motti e Eduardo Bettega. Visite: www.motti.com.br

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima