Inspiração Perfumes – Oportunidade para todos

Confira o case da Inspiração Perfumes, multinível popular e competente

No final de 1997, o casal Jonny e Cristina Almeida sofria a sua primeira decepção no marketing multinível. A empresa a qual eram associados passava por uma crise sem precedentes e não sobreviveria no mercado.

Empresários, donos de uma padaria, decidiram apostar no pré-marketing de uma grande companhia norte-americana, que prometia entrar com força no País. Investiram muito e desenvolveram uma organização considerável, mas o seu esforço não foi recompensado. A empresa iniciou devagar e não atendeu ás suas expectativas.

Nessa época, conheceram outra empresa brasileira de vendas diretas de cosméticos e perfumes inspirados, que estava migrando para o modelo multinível. Novamente, investiram os seus sonhos e capital com relativo sucesso, mas a empresa, sem mais nem menos, transformou o sistema em franquias, deixando-os com um grande prejuízo.

A decepção só não foi maior que a certeza de estarem no caminho certo. Determinados a construir um negócio acessível a todos, Jonny e Cristina juntaram-se a um grupo de empresários para montar outra operação multinível de perfumes inspirados. Durante alguns anos, foram seus principais líderes, mas condenavam algumas práticas da diretoria e entravam sempre em conflito. Não conseguiam ser felizes com aquela situação.

Em julho de 2004, Jonny me telefonou para contar o que estava acontecendo e veio me visitar em São Paulo. Passamos uma tarde juntos, e ele falou do sonho de construir uma empresa diferente, em que a filosofia do negócio fosse preservada e os distribuidores respeitados, acima de tudo. Na época, ele não tinha capital, mas conhecia um fornecedor para seus produtos.

Sabendo da dificuldade que é montar uma empresa do zero (ainda mais em tempo recorde), tentei convencê-lo a buscar um acordo ou se associar a outra empresa já estabelecida, mas Jonny estava decidido. Duas semanas depois, me ligou radiante, dizendo que aquele fornecedor (Walter Fonseca) tinha “comprado” a idéia e que o seu sonho sairia do papel.

Multinível popular e competente – Em abril de 2005, chegava ao mercado a Inspiração Perfumes, uma empresa ancorada nos seguintes princípios:

  • Baixo investimento em ferramentas de trabalho.
  • Retorno imediato com vendas.
  • Produtos consumíveis de alto giro.
  • Regras de negócio claras, igualitárias e inegociáveis.
  • Plano de marketing simples.
  • Qualificações rápidas.
  • Informação, comunicação e controle total via internet.
  • Foco no aprimoramento contínuo.

A larga experiência de Jonny e Cristina Almeida no campo, suas decepções e todos os erros que viram (e sentiram na pele) executivos de outras empresas cometer serviram de base para formar uma liderança muito sólida e consciente. Mais que isso, despertaram no casal a missão genuína de construir um negócio acessível a todos em igualdade de condições.

Com essa combinação de princípios e valores elevados, bem como a história pessoal e o espírito de luta dos seus fundadores, a Inspiração Perfumes rapidamente tornou-se um fenômeno empresarial. Às vésperas de completarem dois anos de atuação, já ultrapassaram a marca de 50 mil distribuidores espalhados por todo o País.

Sua curva de crescimento parece não ter fim. A cada mês, a empresa qualifica uma nova ?fornada? de diamante, platina, ouro, prata e bronze, como há muito tempo não se via no mercado nacional. E o que é melhor: não são títulos ilusórios e sem lastro de valor, como costumava acontecer em muitos sistemas. Essas pessoas estão realmente ganhando bônus e mudando de vida para melhor, de forma estável.

O futuro irrefutável das vendas diretas – Ao longo de uma década, ocupei diversas posições dentro do setor de vendas diretas nacional, o que me permitiu conhecer executivos e líderes das principais empresas, inclusive as tradicionais que ainda atuam no modelo mononível.

Sempre houve, por parte desses profissionais, desconhecimento e um certo preconceito em relação ao marketing multinível, como se fosse algo bom para os norte-americanos, que no Brasil não daria certo por questões educacionais do nosso povo.

Pois bem, a Inspiração Perfumes talvez seja a primeira empresa a provar que o multinível funciona muito bem nas camadas populares. Um sistema voltado ao público de baixa renda, capaz de transformar pessoas simples, sem instrução e oportunidades em empresários de sucesso. Que sirva de exemplo.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima