Inspiração Perfumes – Oportunidade para todos

Confira o case da Inspiração Perfumes, multinível popular e competente

No final de 1997, o casal Jonny e Cristina Almeida sofria a sua primeira decepção no marketing multinível. A empresa a qual eram associados passava por uma crise sem precedentes e não sobreviveria no mercado.

Empresários, donos de uma padaria, decidiram apostar no pré-marketing de uma grande companhia norte-americana, que prometia entrar com força no País. Investiram muito e desenvolveram uma organização considerável, mas o seu esforço não foi recompensado. A empresa iniciou devagar e não atendeu ás suas expectativas.

Nessa época, conheceram outra empresa brasileira de vendas diretas de cosméticos e perfumes inspirados, que estava migrando para o modelo multinível. Novamente, investiram os seus sonhos e capital com relativo sucesso, mas a empresa, sem mais nem menos, transformou o sistema em franquias, deixando-os com um grande prejuízo.

A decepção só não foi maior que a certeza de estarem no caminho certo. Determinados a construir um negócio acessível a todos, Jonny e Cristina juntaram-se a um grupo de empresários para montar outra operação multinível de perfumes inspirados. Durante alguns anos, foram seus principais líderes, mas condenavam algumas práticas da diretoria e entravam sempre em conflito. Não conseguiam ser felizes com aquela situação.

Em julho de 2004, Jonny me telefonou para contar o que estava acontecendo e veio me visitar em São Paulo. Passamos uma tarde juntos, e ele falou do sonho de construir uma empresa diferente, em que a filosofia do negócio fosse preservada e os distribuidores respeitados, acima de tudo. Na época, ele não tinha capital, mas conhecia um fornecedor para seus produtos.

Sabendo da dificuldade que é montar uma empresa do zero (ainda mais em tempo recorde), tentei convencê-lo a buscar um acordo ou se associar a outra empresa já estabelecida, mas Jonny estava decidido. Duas semanas depois, me ligou radiante, dizendo que aquele fornecedor (Walter Fonseca) tinha “comprado” a idéia e que o seu sonho sairia do papel.

Multinível popular e competente – Em abril de 2005, chegava ao mercado a Inspiração Perfumes, uma empresa ancorada nos seguintes princípios:

  • Baixo investimento em ferramentas de trabalho.
  • Retorno imediato com vendas.
  • Produtos consumíveis de alto giro.
  • Regras de negócio claras, igualitárias e inegociáveis.
  • Plano de marketing simples.
  • Qualificações rápidas.
  • Informação, comunicação e controle total via internet.
  • Foco no aprimoramento contínuo.

A larga experiência de Jonny e Cristina Almeida no campo, suas decepções e todos os erros que viram (e sentiram na pele) executivos de outras empresas cometer serviram de base para formar uma liderança muito sólida e consciente. Mais que isso, despertaram no casal a missão genuína de construir um negócio acessível a todos em igualdade de condições.

Com essa combinação de princípios e valores elevados, bem como a história pessoal e o espírito de luta dos seus fundadores, a Inspiração Perfumes rapidamente tornou-se um fenômeno empresarial. Às vésperas de completarem dois anos de atuação, já ultrapassaram a marca de 50 mil distribuidores espalhados por todo o País.

Sua curva de crescimento parece não ter fim. A cada mês, a empresa qualifica uma nova ?fornada? de diamante, platina, ouro, prata e bronze, como há muito tempo não se via no mercado nacional. E o que é melhor: não são títulos ilusórios e sem lastro de valor, como costumava acontecer em muitos sistemas. Essas pessoas estão realmente ganhando bônus e mudando de vida para melhor, de forma estável.

O futuro irrefutável das vendas diretas – Ao longo de uma década, ocupei diversas posições dentro do setor de vendas diretas nacional, o que me permitiu conhecer executivos e líderes das principais empresas, inclusive as tradicionais que ainda atuam no modelo mononível.

Sempre houve, por parte desses profissionais, desconhecimento e um certo preconceito em relação ao marketing multinível, como se fosse algo bom para os norte-americanos, que no Brasil não daria certo por questões educacionais do nosso povo.

Pois bem, a Inspiração Perfumes talvez seja a primeira empresa a provar que o multinível funciona muito bem nas camadas populares. Um sistema voltado ao público de baixa renda, capaz de transformar pessoas simples, sem instrução e oportunidades em empresários de sucesso. Que sirva de exemplo.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima