Integração das ações de comunicação

Para se obter integração das ações de comunicação, devemos combinar a utilização de mídia de massa às mídias dirigidas? Para se obter integração das ações de comunicação, devemos combinar a utilização de mídia de massa às mídias dirigidas? Essa é uma pergunta e dúvida para muitos executivos do mercado. Para alguns, devemos utilizar os recursos e as possibilidades de atuação de cada meio segmentado de comunicação para se obter uma eficiente divulgação das marcas. Para outros, devemos investir pesadamente em mídia de massa. Sabemos que todo meio de comunicação tem seus pontos fortes e fracos, ou seja, vantagens e desvantagens. Acabou-se o tempo em que a comunicação de massa, por si só, era soberana e resolvia todos os problemas para a construção e consolidação das marcas de uma maneira positiva e viva na mente dos consumidores.

Na era da conquista da informação e do domínio da criatividade, as empresas que quiserem sobreviver num mercado tão competitivo e com tantas incertezas deverão aprimorar seu atendimento, ter equipe de vendas motivadas e treinadas, conhecer distribuição, estabelecer relacionamentos e ações de fidelização com os consumidores. Enfim, ser proativas o tempo todo.

O mercado define claramente que propaganda, material de ponto-de-venda, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, propaganda, venda pessoal e relações públicas são ferramentas que atingem mais e mais consumidores impactados por mensagens divulgadas pelas empresas. Só atuações agressivas e criativas de comunicação vão realmente contribuir para a construção e consolidação do relacionamento entre consumidor, produto, venda e fluxo de receita.

Hoje, com a velocidade da informação, a diversificação de produtos e serviços, o aumento da competitividade e a exigência dos consumidores, as organizações devem ser capazes de mensurar os efeitos das atividades de marketing e de comunicação, descobrindo e redescobrindo ao longo do tempo os meios personalizados e segmentados que consigam manter, valorizar e diferenciar suas mensagens perante sua concorrência.

As profundas transformações no ambiente sócio-econômico requerem um novo modelo de gestão empresarial, no qual planejar, implementar, pensar nas organizações e avaliar resultados estão inseridos também na estratégia de comunicação integrada das marcas.

Devemos ficar atento à relação custo?benefício das ações de marketing que forem implementadas por meio de objetivos claros e metas preestabelecidas visando a conquista, a manutenção ou a migração dos consumidores para outras marcas que são comercializadas em uma mesma empresa.

Dessa forma, a integração das ações de comunicação devem influenciar e afetar diretamente o comportamento de uma audiência segmentada, dirigida e específica, considerando todos os contatos que uma empresa. Essa é a magia da comunicação de mercado que segmenta suas mensagens para atender e superar necessidades básicas e específicas.

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