Integração das carreiras

As relações entre gestores e suas equipes vão alternando-se ao longo da trajetória profissional de ambos. No início de suas carreias, as pessoas necessitam muito de aconselhamento, feedback, treinamento, etc. As relações entre gestores e suas equipes vão alternando-se ao longo da trajetória profissional de ambos. No início de suas carreias, as pessoas necessitam muito de aconselhamento, feedback, treinamento, etc. Do outro lado, o gestor no início de carreira necessita de suporte técnico e psicológico de sua equipe, além de apoio para atuar como orientador. Condições básicas para que o gestor não fuja do diálogo com sua equipe.

Joel Souza Dutra, no seu livro Administração de Carreiras (ed. Atlas), apresenta alguns instrumentos de gestão que tornam-se estratégicos nesse caso:

Transparência ? as pessoas devem Ter total acesso a todas as informações que lhes digam respeito, assim como a empresa deve ser contantemente informada acerca das expectativas das pessoas.

Honestidade de intenções ? o relacionamento transparente só se torna viável se as partes desenvolverem absoluta confiança nas intenções da outra. Esta confiança é construída a partir da honestidade com que as partes se conduzem no processo.

Sentimento de segurança ? somente se as partes se sentirem seguras é que poderão ser transparentes e absolutamente honestas. Sempre que se sentirem inseguras ou ameaçadas tentarão proteger-se.

Clareza das regras ? para que as partes se sintam seguras é fundamental que as regras básicas das relações entre as partes estejam acordadas entre ambas.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima