Inteligência geográfica para aumentar a eficiência estratégica

inteligência geográfica

Você já ouviu falar em inteligência geográfica? Esse é um tipo de tecnologia que utiliza os dados de localização do dia a dia para gerar informações relevantes sobre sua realidade, seus clientes e o seu mercado.

Mariana Landim, analista de negócios sênior da Imagem (empresa especializada no desenvolvimento de softwares para análise geográfica) destaca que todos os dados, corporativos ou não, possuem uma relação com o espaço, com a geografia.

Em entrevista à VendaMais, Mariana explica mais sobre essa tecnologia e como ela pode ajudar as empresas a melhorarem suas performances e seus resultados. Além disso, a especialista também apresenta lições importantes sobre como vender tecnologia de forma eficiente, utilizando a própria solução como ferramenta de venda. Acompanhe!

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VendaMais – Como funciona o trabalho da Imagem? Quais são os segmentos em que a empresa atua e atende, quais serviços e produtos oferece e de que maneira ajuda seus clientes?

Mariana LandimAjudamos empresas e governos a transformar dados em conhecimento por meio de tecnologias que solucionam problemas de negócios.

Fazemos isso há mais de 30 anos por meio de plataformas de inteligência geográfica, aplicativos de colaboração, ferramentas de análises avançadas e preditivas e conhecimento aplicado a cada negócio. Somos distribuidores oficiais da Plataforma ArcGIS da Esri, líder global em Sistemas de Informações Geográficas.

Estamos na era da transformação digital e o nosso propósito é apoiar nossos clientes nessa fase de mudanças para que ganhem produtividade, otimizem recursos e conquistem os seus clientes.

Nosso portfólio está dividido entre:

  • Plataforma ArcGIS. Plataforma tecnológica desenvolvida para conectar pessoas, realizar análises avançadas e empoderar com aplicativos que revolucionam a maneira de trabalhar.
  • Conteúdo geográfico. Dados geográficos, mapas de arruamento, acesso a imagens de satélite e ferramentas de geocodificação prontas para uso.
  • Academia GIS. O maior centro de formação e treinamentos especializados em geotecnologias do país.
  • Soluções de indústrias. Soluções especialistas para governo, agronegócios, utilities, mineração, defesa e negócios.

Quais são as empresas que podem se beneficiar dos produtos e serviços oferecidos pela Imagem?

As nossas soluções estão presentes em mais de duas mil empresas e governos de todo o país em praticamente todos os segmentos de atuação. Para se ter uma ideia, a nossa tecnologia é utilizada por 65% das 30 maiores empresas da atualidade.

O que é “inteligência geográfica”? Quais são seus objetivos e que resultados essa aplicação traz?

Inteligência geográfica significa integrar geografia com tecnologia e transformar dados em conhecimento através da localização.

Todos os dados, corporativos ou não, possuem uma relação com o espaço, com a geografia. Isso se torna a chave para integrar diferentes sistemas numa única plataforma tecnológica.

Nesse sentido, o GIS (Geographic Information System) é um sistema desenvolvido para conectar pessoas, realizar análises avançadas e empoderar por meio de aplicativos que revolucionam a maneira de trabalhar.

Como é possível utilizar os produtos e serviços da Imagem para desenvolver geomarketing?

 

Soluções como o ArcGIS fornecem ferramentas de análise espacial e preditiva que facilitam a análise do comportamento dos clientes, prospects, concorrência e áreas potenciais para expansão ou campanhas de marketing.

A inteligência geográfica pode ajudar as empresas a venderem mais? Como?

Sim. A plataforma de inteligência geográfica facilita as estratégias de atuação das empresas, otimizando recursos, pessoas e tempo. Em muitos casos, o retorno de investimento se dá em três vezes o valor investido na plataforma logo no primeiro ano de uso.

Você nos contou que utilizou a ferramenta da Imagem para engajar e conquistar clientes via e-mail. Conte como fez isso.

A missão da Imagem é inspirar pessoas a transformar seu mundo com inteligência geográfica. Atendo empresas florestais de todo o Brasil e comecei a perceber que a missão de inspirar as pessoas precisava começar em mim, no meu trabalho.

Foi quando decidi utilizar a ferramenta que a empresa comercializa a meu favor e a favor do meu cliente. Então, me aprofundei em uma das aplicações que comercializamos, que tem por objetivo contar histórias por meio dos mapas, e comecei a contar histórias aos meus prospects e clientes por meio dela!

Apresento por meio da aplicação informações sobre produto, novidades, benefícios, entre outros. Essa comunicação é feita via e-mail. Nesses contatos, envio um link com os dados pertinentes ao assunto que quero abordar. Isso me permite um estreitamento no relacionamento com o cliente e a centralização das informações, pois é possível encontrar várias informações sobre o mesmo assunto em cada link que compartilho.

Dessa forma, muito mais do que falar sobre o produto, eu proporciono ao cliente uma experiência com a ferramenta. É o próprio produto falando por si. Isso facilita a venda do projeto, pois os investidores ou tomadores de decisão já terão uma experiência inicial com parte da plataforma antes de adquiri-la.

Essa experiência tem despertado a necessidade nos clientes de conhecer mais e, consequentemente, em mim, de gerar mais dados, mais apresentações. Além disso, também tem inspirado meus colegas, que já começaram a montar suas próprias aplicações. Todos nós ganhamos – cliente, empresa e negociadores –, pois o nosso tempo também é otimizado, visto que a aplicação já está pronta com as principais informações que podem ser enviadas a qualquer cliente.

Quais resultados essa ação gerou ou tem gerado? Como isso tem ajudado você no dia a dia?

  • Ganho de produtividade: A aplicação é muito didática, dinâmica e totalmente configurável. Uma vez feita, ela fica disponível para ser enviada a todos os clientes. Com isso, não é preciso elaborar diversos documentos diferentes para demonstrar ou descrever informações sobre a plataforma. Ao perceber a necessidade, envio a ele apenas o link da aplicação.
  • Centralização das informações: As informações que o cliente precisa a respeito de determinado assunto estão centralizadas em uma única aplicação, que é mais visual e dinâmica.
  • Vitrine: Utilizando a aplicação eu consigo mostrar ao cliente um dos benefícios da plataforma. Desperto nele a curiosidade e a necessidade de explorar todas as aplicações. Existem clientes que, a partir disso, começaram a usar o Story Map para toda e qualquer apresentação dentro da empresa. Novamente, é o próprio produto falando por si.
  • Biblioteca de informações: Muitos clientes visualizam a aplicação e fazem perguntas sobre outros produtos. Isso desperta a necessidade de gerar novas aplicações, o que enriquece nosso portfólio, pois elas crescem a cada dia.

inteligência geográfica

Na sua visão, por que essa ação teve bons resultados? O que você aprendeu com ela?

A experiência de explorar a ferramenta que eu vendo é enriquecedora. Isso me dá mais propriedade, segurança na hora de falar sobre o produto, e credibilidade. Mais do que falar, eu faço a experiência e, assim, fica mais fácil mostrar o valor ao cliente e até orientá-lo no momento do uso.

inteligência geográfica Temos o suporte técnico que auxilia todos os clientes, mas já fui capaz diversas vezes de ser um suporte para meu cliente. Isso aumenta nosso laço, estreita nosso relacionamento, pois ele passa a confiar ainda mais em meu trabalho e conhecimento.

Precisamos ser inquietos, estudar, nos interessar, conhecer melhor nossos produtos e serviços e buscar sempre soluções criativas e inovadoras para realizar vendas de sucesso.

Para que isso fosse possível, foi necessário da minha parte também preparação e planejamento. Me recordo de uma frase do Raul Candeloro em um dos módulos do curso Alta Performance em Vendas (APV), em que ele dizia:

Não é o que você faz de vez em quando que define o seu sucesso. É o que você faz todos os dias, chova ou faça sol. E você só consegue fazer todos os dias o que precisa ser feito para ter sucesso se tiver disciplina para planejar, para administrar seu tempo corretamente, para fazer as atividades que são produtivas e que trazem resultado.” Raul Candeloro

Sem dúvida, planejar e desenvolver essas aplicações foram atividades produtivas e que a cada dia trazem resultados positivos para mim e toda a minha equipe comercial.

Fica o convite para que possamos evoluir juntos nessa era de transformação digital e, assim, aumentar nossas vendas por meio dessa poderosa ferramenta: a inteligência geográfica!

Imagens: Divulgação

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