Internet New Business

A importância de estabelecer uma base de dados, antes mesmo de contactar o cliente-prospect, é cada vez mais visível. Nos dias de hoje, a disputa pelo mercado corporativo e de desenvolvimento de soluções para Internet está cada vez mais acirrada, forçando um filtro natural para as empresas e profissionais despreparados para esse embate. Portanto, levantar dados do seu cliente-alvo, conhecer o seu “trade”, os seus diretores e os seus concorrentes é essencial para o sucesso da primeira reunião.

É extremamente incômodo para o dirigente de uma empresa ter que repetir todo o histórico, missão, princípios, mercados e objetivos para todos os que o procuram para tentar prestar serviços, nas diversas áreas de demanda da sua empresa. O ideal é que haja a surpresa no primeiro contato, uma espécie de “poxa, você pesquisou mesmo sobre a minha empresa”. É um passo dado para o sucesso na relação com este cliente.

O Internet New Business começa no levantamento de dados sobre o cliente-alvo, mas não para por aí. Na primeira reunião, a realização de um Fact-Base (Conjunto de Dados para Análise de Caso) determinará o caminho da consultoria e designará todas as soluções necessárias para o caso abordado.

Com informações concretas, o Fact-Base dará subsídios para o Planejamento, o Orçamento e o Desenvolvimento de Estratégias Integradas de Marketing Digital e Operações para a Internet.

Continuando na administração do relacionamento com o cliente, o desafio agora é acertar no “Business Plan”. (Não esqueça que o cliente está com uma enorme expectativa em relação ao seu projeto). O Planejamento deve apresentar a operação bem detalhada, passo a passo, assim como custos e garantias bem claras.

O cronograma de desenvolvimento deve mostrar todas as etapas do trabalho (a coleta de material e definição de conteúdo, a definição da linha de design e identidade visual, o desenvolvimento dos sistemas de e-commerce e outros, e a fase de aprovação e testes) para que o cliente sinta-se seguro na contratação da empresa que despertou uma nova oportunidade de desenvolvimento de mercado e novos negócios.

Ao realizar o Contrato, não podemos esquecer que todas as cláusulas devem estar de acordo com o que foi proposto. A PROMIT (www.promit.com.br), Associação Nacional de Profissionais das Mídias Interativas, tem um modelo de contrato excelente.

A operação deve ser repensada a cada 6 (seis) meses, com base em pesquisa interativa, para que o cliente sempre se surpreenda com as orientações recebidas e com a conectividade de sua Operação com as necessidades dos seus Usuários-Consumidores (e-consumers).

A Internet em breve será disponibilizada em sinal aberto de televisão, isso é inevitável e a sua popularização será o maior desafio para os profissionais do meio. A capacitação profissional + a informação + a visão de novos negócios na Internet será a trilogia deste novo milênio. Portanto, temos que exercitar desde já a função futurista e a visão para os nossos clientes.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima