Uma empresa que tem um lÃder empreendedor tem uma forte vantagem, mas uma empresa que tem uma equipe empreendedora terá um grande diferencial competitivo. Uma empresa que tem um lÃder empreendedor tem uma forte vantagem, mas uma empresa que tem uma equipe empreendedora terá um grande diferencial competitivo. Mas desenvolver essa cultura de empreendedorismo em uma equipe não é nada fácil, é preciso muita disciplina por parte da direção, uma dose de paciência (afinal, os processos democráticos são mais lentos) e capacidade de ouvir atentamente.
Assim, surge o intra-empreendedorismo nas entranhas da empresa. Algumas vezes são idéias para aprimorar processos ou são idéias que acabam transpondo a empresa e chegando até o cliente, através de um novo produto. Veja, a seguir, algumas dicas de como desenvolver o intra-empreendedorismo na sua empresa:
Utilize as reuniões para desafiar positivamente sua equipe ? As reuniões podem ser utilizadas para estimular o empreendedorismo, mas para isso é muito importante que os assuntos a serem discutidos sejam passados antecipadamente para os membros da equipe, em forma de um grande desafio. Por exemplo: ?Na próxima reunião, teremos um grande desafio, precisamos resolver o problema X. Tragam suas sugestões?.
Premiações por idéias ? As empresas estão acostumadas a premiar vendedores por metas de vendas atingidas ou o pessoal interno por metas de qualidade. Sugiro que, para começar, seja criado o mês do empreendedorismo. Isso estimularia as pessoas a trazerem novas idéias e as premiaria, aprimorando processos ou melhorando o atendimento ao clientes. Para começar, as pessoas podem ser premiadas nas seguintes categorias:
· Idéias para reduzir custos
· Idéias para melhorar atendimento do cliente
· Idéias para novos produtos e serviços
· Idéias para aumentar o lucro
As premiações podem ser individuais ou em grupo. Essas sugestões deixam claro que o intra-empreendedorimo não é um bicho de sete cabeças.
Remuneração ?
Aqui, entraremos em um assunto bastante delicado: a remuneração da equipe. Se você quer ter uma equipe empreendedora, precisa premiá-la por isso. Até agora não inventaram remuneração mais eficiente que a participação nos lucros. Afinal, o objetivo de uma grande idéia não precisa ser o lucro, mas sua conseqüência. Por exemplo: uma idéia empreendedora que visa reter clientes pode ter um custo inicial alto, mas a médio prazo resultará em lucros para a empresa. Por isso, toda boa idéia, direta ou indiretamente, deverá resultar em mais lucratividade. Cuidado com a visão a curto prazo, ela pode inibir idéias altamente lucrativas.
Respeito e capacidade de ouvir ?
Dizem que ouvir é a principal capacidade do vendedor, creio que do lÃder também. Muitas vezes, podemos presenciar, nas empresas, funcionários que guardam suas idéias e decidem um dia colocá-las no papel em forma de um projeto. Marcam uma reunião com o lÃder da sua equipe para apresentar o projeto e, quando apresentam, ouvem do lÃder: ?Vou dar uma lida e depois digo o que achei?. E, muitas vezes, demoram para responder ou são monossilábicos. Pronto, todo aquele trabalho, aquela empolgação do funcionário foramr água abaixo. Esse funcionário certamente nunca apresentará uma nova idéia e desestimulará todos que quiserem fazer o mesmo.
Comece com o mês do empreendedorismo e surpreenda-se com os resultados. Não esqueça que essa é uma oportunidade de fazer uma campanha para todos os departamentos da empresa, não apenas para a equipe de vendas. Um abraço e até o próximo mês.