Invenções e inventores

Uma das coisas que mais impressionam no mundo das invenções é o fato de coisas que pareceram sempre formar o par perfeito tiveram nascimento longe um do outro. O abridor de latas, por exemplo, só surgiu anos depois do aparecimento da lata. O que deve ter sido um desafio à criatividade. Como, afinal, abrir esse negócio?

Por outro lado, a solução às vezes aparece antes do problema. O francês Louise Lenormand inventou o pára-quedas em 1783, e o avião só apareceu em 1906. O limpador de pára-brisa não nasceu com o carro.

Isso sem falar que o queijo tem sua origem em tempos bíblicos, enquanto a goiabada é bem mais recente.

Daí a importância do norte-americano David Bradley. O que ele fez foi criar um pequeno código para computadores. O control+alt+delete. Isso mesmo. Ele é o responsável por aquelas frases que são a última bóia de salvação dos usuários de computador.

Durante uma conferência sobre a indústria de informática, Bradley participou de um painel ao lado de Bill Gates, o inventor do sistema Windows. E elogiou o casamento das duas invenções, que surgiram separadas, mas que na realidade uma não vive sem a outra:

– Eu posso ter criado o código, mas foi o Bill que o tornou famoso.

O homem da Microsoft não achou graça.

“A quantidade de boatos que um homem pode levar a sério é inversamente proporcional à sua inteligência” – Schopenhauer

Produtividade é isso

Por Brasílio Andrade Neto

Um dia, perceberam que muitas pessoas têm as melhores idéias enquanto dormem. Foi a senha para que vários consultores dessem a ordem: durmam com uma caneta e bloco de papel ao lado da cama, anotem tudo. Depois é só refrescar a memória.

O problema é que o sujeito acorda de manhã e dá de cara com um bloco cheio do que parece ser uma visão impressionista de ondas do mar, feitas por uma mão que se recusava a acordar e escrever às duas da manhã.

Bom, não se pode acertar sempre. Agora, esses mesmos especialistas estão se voltando para outro grupo numeroso: o das pessoas que têm idéias durante o banho. E sugerem que se compre blocos como este ao lado, à prova d’água, usado pelos mergulhadores para se comunicarem. Desconfio que a idéia que será mais gerada nessas condições é “comprar xampu”.

Cartoon

“A Bíblia diz que eu fui criado à imagem e semelhança de Deus, então estou colocando isso no meu currículo.”

“Uma mulher dura enquanto durar o casamento; uma ex-mulher dura o resto da sua vida” – Jim Samuels

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima