Irradie otimismo para seus clientes

Confira 12 dicas para causar uma boa impressão

Sabia que mesmo antes de cumprimentar as pessoas você já está enviando mensagens para elas? Nalini Ambady, psicóloga da Universidade de Harvard, observou um fato interessante: depois de mostrar vídeos de dez segundos de professores em aula para seus alunos, ela pediu que opinassem sobre cada um daqueles mestres. O que Nalini descobriu foi incrível. As avaliações dos alunos que tinham visto aqueles professores por apenas dez segundos se assemelhavam às dos estudantes que tinham estudado com eles por todo um semestre. Portanto, ele concluiu que, em questão de segundos, somos capazes de influenciar os outros, mesmo antes de dizer nosso primeiro “Oi”.

Tudo tem influência na forma com que somos percebidos, principalmente a aparência. Como passar uma primeira boa impressão e irradiar otimismo para nossos clientes? Confira 12 dicas:

  1. Procure, em primeiro lugar, passar uma boa impressão para você mesmo. Isso começa em casa, antes de sair para o trabalho. Alguns momentos de respiração profunda e de silêncio, seguidos de uma visualização criativa são fundamentais. Veja as coisas que deseja para seu dia, escute os deliciosos “sins” de seus clientes e sinta o sabor da vitória.
  2. Caminhada ou algum tipo de exercício físico, além de tonificar os músculos, injeta doses de endorfina no cérebro, o que nos faz sentir maravilhosamente bem. Depois do exercício, nada melhor que um banho energizante.
  3. Cuide de sua alimentação, prefira as frutas pela manhã. Se ainda não tem, adquira o hábito de tomar suco e comer algum tipo de fruta antes do seu café com leite e pães.
  4. Saia de casa como um vencedor. Para isso, procure se vestir da melhor forma possível. Sapatos engraxados e roupa alinhada. Dependendo do produto ou serviço que vende, é importante o terno para os homens e um conjunto elegante e discreto para as mulheres.
  5. Agora que você já está na rua, irradie otimismo para todos. Até para aquele mendigo que lhe pede uma esmola.Tenha sempre um sorriso e uma ajuda para quem pede. Ao dar, você estará recebendo. Olhe bem nos olhos daquela pessoa e perceba a gratidão e o sorriso emitidos.
  6. Seja otimista. Acredite que todos os contatos serão benéficos e, mesmo que não venda na sua primeira visita, agradeça à pessoa como se tivesse vendido. O agradecimento, além de gerar mais otimismo, predispõe o universo a seu favor. Gratidão atrai prosperidade.
  7. Em geral, o otimista é percebido também como sendo inteligente, agradável e bem-sucedido. Portanto, evite qualquer tipo de pensamento ou comentário que não seja construtivo, agradável e altamente positivo.
  8. Crie um escudo protetor otimista a sua volta e retorne os comentários pessimistas que, por acaso, poderá ouvir sobre economia, política, futebol e negócios com a seguinte observação: “Até pouco tempo, eu também pensava assim. Achava que meu sucesso dependia de fatores externos à minha pessoa. Mas agora não, eu tenho certeza de que os meus resultados dependem muito mais do meu empenho e entusiasmo do que da política, economia ou outras coisas”.
  9. Acompanhe as pessoas com a sua linguagem corporal. Imite, suavemente, os movimentos delas e as escute com atenção plena. Não existe nada que o ser humano mais deseje do que ser compreendido. No fundo, o que o cliente quer mesmo é atenção.
  10. Valorize seus clientes. Observe o ambiente que o cerca e faça comentários sinceros sobre o bom gosto da mobília, dos quadros entre outros. Procure e, assim, você achará algo para elogiar. Ao tomar conhecimento de algum acontecimento feliz na vida de seu cliente (premiação, promoção, o time dele que ganhou o jogo, etc) dê-lhe os parabéns.
  11. Traga em sua bagagem várias doses de bom humor. Prepare algumas piadas de bom gosto para contar. Seja bem-humorado e faça as pessoas sorrirem. O sorriso e a alegria são contagiantes e desarmam as pessoas. É muito mais fácil vender para pessoas felizes.
  12. Zele pelo seu maior tesouro: sua reputação. Comporte-se de forma impecável, seja sincero, honesto e ético nos negócios. Lembre-se: seu nome chega antes de você.

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