Janeiro é tempo de varejo de guerrilha

Duas ações guerrilheiras para fazer o melhor janeiro de sua loja Guerrilheiros que trabalham no varejo sabem aproveitar qualquer oportunidade, inclusive nos meses pós-corrida de fim de ano. Veja estas duas ações.

1. Layout ? Experimente outras maneiras de expor seus produtos, novas posições das gôndolas e expositores de sua loja. Aproveite que os estoques estão baixos e faça essa mudança. Tire centenas de fotos de diferentes disposições de mobiliário e produtos com uma câmera digital, pois isso permitirá que você compare as diferentes disposições. Além disso, através da foto será possível descobrir, com calma, como determinada arrumação da loja poderá ser melhorada ? algo que dificilmente perceberá na hora. Fotografe também a reação das pessoas que passam na rua. Qual foi a disposição que atraiu mais curiosidade? Qual item chamou mais atenção?

Ajuste sua iluminação. Se suas lâmpadas fluorescentes tiverem mais de um ano, troque-as por novas para que o padrão de iluminação seja o mesmo em todo o ambiente. Experimente iluminar pôsteres, paredes e gôndolas, dando destaque a diferentes setores de cada vez. Veja se isso afeta o modo como as pessoas se movimentam em sua loja. Invista seu tempo, energia e imaginação, e não dinheiro.

2. Treinamento ? Comece analisando a descrição do cargo de vendedor na sua loja. Essa é uma ótima época para reavaliar responsabilidades, tarefas e determinar novas metas de vendas. A seguir, avalie os resultados de vendas, identificando os melhores vendedores. Campeões de vendas se energizam ao atender clientes e vender, e é por isso que quando o movimento diminui, eles são os mais afetados e ficam desanimados. Em casos extremos, podem pedir para sair. É papel do gerente guerrilheiro motivá-los oferecendo a oportunidade de treinar os outros vendedores ou expandir suas responsabilidades. Peça, por exemplo, para desenvolverem uma promoção que acabe de vez com o estoque de determinado item.

Janeiro também é um dos melhores períodos do ano para fazer uma campanha de vendas agressiva. Quando o movimento é fraco, você tem de extrair o máximo de cada oportunidade de vendas. Motive sua equipe para que se esforce ao máximo com cada cliente ou prospect. Separe um tempo para explicar a todos os vendedores quais são as metas de vendas para o mês, trimestre e ano. Compartilhe a missão da instituição e sua filosofia de vendas com todos. Além de fazer com que cada um saiba o que você espera deles, essa também é uma ferramenta para reter talentos.

Use seus fornecedores. Eles são uma ótima fonte de treinamento sobre produtos e, assim como você, também estão sem muito o que fazer em janeiro. Peça para que dêem uma rápida palestra sobre os produtos deles para sua equipe de vendas. Isso funciona, e não custa nada. Você pode realizar todos esses treinamentos (com seus campeões, fornecedores e sobre suas metas) apenas pedindo para que estejam na loja uma hora antes de ela abrir nos sábados ou ficar uma hora a mais em um determinado dia da semana. Após a palestra, faça sua equipe viver o que foi ensinado através de teatrinhos em que alguém faz o papel do cliente.

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