Levando a empresa para a área de lucro

Uma das principais formas de se detectar um desajuste em uma empresa é ter conhecimento dos seus números. Assim todos os dirigentes que não querem surpresas no seu negócio devem tomar decisões com base em informações gerenciais atualizadas e confiáveis.

O lucro ou prejuízo de uma empresa, assim como o sua liquidez representa o resultado de uma série de ações gerenciais adotadas. Resultado é a conseqüência de um trabalho; é o feedback que o mercado dá à empresa. É preciso portanto identificar as causas dos resultados. O resultado por si só não explica, mas demonstra, apresenta e dá pistas do que precisa ser feito e tratado. Os números indicam e quantificam o desempenho de uma empresa.

Quando uma empresa está no prejuízo é porque está operando abaixo do ponto de equilíbrio. Isto representa que a despesa fixa é maior que a margem de contribuição (diferença entre receita total e custos variáveis). Uma forma de compreender o conceito do ponto de equilíbrio é através da análise gráfica.

O importante nesta análise é compreender as reais causas que levam a empresa ao prejuízo. Assim para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio, duas frentes devem ser atacadas:

1. Aumentar a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

O aumento da margem de contribuição ocorre com o aumento da receita total ou com redução dos custos diretos. As alternativas para aumento da margem podem ser:

• Melhor condição de compra de suas matérias-primas ou de seus produtos, diminuindo os custos diretos.
• Melhor condição de venda de seus produtos, aumentando a sua margem e o seu mark-up (relação entre preço de venda e custo direto).
• Aumento nas quantidades faturadas, proporcionando uma receita maior.

2. Reduzir as DESPESAS FIXAS

A redução das despesas se dá através da revisão dos gastos fixos da empresa, e de um melhor aproveitamento dos seus recursos. A premissa é concentrar todos os desembolsos da empresa com aquilo que realmente acrescente valor ao negócio da empresa. A pergunta a ser feita é: “Se esta despesa for cortada qual o impacto para o negócio da empresa?”. Sempre que houver como resposta nenhum impacto ou ainda existir dúvida estamos a frente de fortes candidatos para diminuir as despesas da empresa.

Um dos principais problemas que as empresas atualmente enfrentam é a forte dedicação nesta segunda frente. Boa parte do tempo da equipe gerencial é utilizado para a discussão da redução do tamanho da empresa e não da ampliação do seu mercado.

Apesar da situação que muitas empresas enfrentam ainda há espaço para a redução das despesas, principalmente daquelas que não agregam nada ao negócio.

No entanto é muito interessante fazer a análise no limite, ou seja, qual seria o lucro da empresa se a despesa fosse igual a zero? Talvez a indagação não tenha sido clara, portanto vejamos a mesma questão sob outro ângulo. Se todas as despesas da empresa fossem eliminadas o que aconteceria com o negócio? Da mesma forma se a empresa expandisse sua receita, qual seria o seu resultado no limite máximo? Fazendo esta análise no limite podemos concluir que as reduções das despesas são necessárias até o limite onde começa a comprometer a existência do próprio negócio.

Portanto as empresas que realmente desejam operar no lucro devem atuar fortemente na frente do aumento da Margem de Contribuição e para isso devem dispor mais tempo e energia neste foco.

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