Diz a lenda que um poderoso sultĂŁo tinha o pĂ©ssimo hĂĄbito de se servir de suas concubinas e depois matĂĄ-las. Uma delas, chamada Sherazade, achou uma forma de garantir sua sobrevivĂȘncia. Diz a lenda que um poderoso sultĂŁo tinha o pĂ©ssimo hĂĄbito de se servir de suas concubinas e depois matĂĄ-las. Uma delas, chamada Sherazade, achou uma forma de garantir sua sobrevivĂȘncia: a cada noite, ela contava uma histĂłria para seu sultĂŁo. Curioso para saber o desenlace final, o sultĂŁo nĂŁo a matou “pelo menos durante 1001 noites”.
E o que isso tem a ver com concorrĂȘncia? Ora, comparemos o sultĂŁo com um cliente. Podemos dizer que, atualmente, um cliente descontente, ou simplesmente pouco entusiasmado, nĂŁo chega a matar, mas deleta, esquece, passa para outra. O que fez Sherazade para nĂŁo ser eliminada?
- Optou Pelo Diferente Em Vez do Melhor – Sherazade teve a sabedoria de perceber que melhor nĂŁo existe. O que existe Ă© o mais apropriado para cada cliente. Querer ser melhor em tudo elimina o foco estratĂ©gico, leva a contradiçÔes (por exemplo, querer vender o produto mais luxuoso e mais barato ao mesmo tempo) e tira a identidade dos produtos ou serviços. Por outro lado, o diferente jĂĄ trouxe consigo a vantagem da surpresa.
- Usou Seus Pontos Fortes – Imagino que Sherazade sabia que era uma boa contadora de histĂłrias. Ă muito mais fĂĄcil conquistar um cliente aproveitando os prĂłprios pontos fortes do que tentar vencer usando os pontos fortes de outros. Em vez de se desesperar ou invejar as outras concubinas, Sherazade teve coragem e objetividade para detectar o seu talento especĂfico, aquilo que a fez Ășnica e insubstituĂvel.
- Usou a Intuição e a Percepção – Como Ă© que Sherazade ia saber que o sultĂŁo se interessaria por lendas? Bem, talvez ele nĂŁo fosse exatamente o tipo atlĂ©tico…Um cliente emite sinais do que vai agradĂĄ-lo. De forma dedutiva ou intuitiva, Sherazade soube captĂĄ-los.
- NĂŁo Agrediu a ConcorrĂȘncia – Para vencer, Sherazade nĂŁo precisou derrotar ninguĂ©m. Pelo contrĂĄrio, ao criar um novo nicho de mercado, Sherazade mostrou Ă s demais concubinas que havia outras possibilidades. Quem sabe nĂŁo foi Sherazade que estimulou o surgimento de concubinas massagistas, quituteiras ou dançarinas?
- Correu Riscos – Sem dĂșvida. Mas qual risco Ă© maior do que o de ser abandonado pelo cliente? Isto nĂŁo significa que o risco nĂŁo possa ser administrado. Provavelmente, Sherazade foi muito tĂĄtica ao iniciar a contar histĂłrias, observando a reação de seu cliente a cada momento.
- Criou Uma Nova Necessidade – A inovação de Sherazade nĂŁo terminou na primeira noite. O cliente ficou extremamente satisfeito, mas nĂŁo saciado. Os contos sempre terminavam com uma sensação de “quero mais”.
- Contribuiu Para a Vida do SultĂŁo – Com algo novo, Sherazade ampliou os horizontes do sultĂŁo. Talvez ele nem soubesse que apreciava histĂłrias.
- NĂŁo Se Limitou Ă s Pesquisas – Imaginem o sultĂŁo aguardando Sherazade para uma grande noitada. Naquela hora, adiantaria perguntar se ele queria ouvir uma historinha? Provavelmente, ela simplesmente o envolveu com seu primeiro conto. Produtos novos requerem experimento, degustação.
- Evoluiu – Visando a continuidade, Sherazade nĂŁo parou de se desenvolver, criando novas lendas para sultĂŁo nĂŁo perder o interesse. Um produto pode dar certo, o que nĂŁo significa que ele estĂĄ finalizado.
- Ampliou Seu Mercado – As lendas foram criadas para um cliente especĂfico. Mas foram transcritas e se transformaram num livro, por sinal um best seller. Sem que o cliente inicial se sentisse lesado, Sherazade criou uma forma de ampliar seus rendimentos.
- Contribuiu Para a Sociedade – Toda inovação promove uma alavancagem. A cada invento nossa sociedade se sofistica. Tornamo-nos mais abertos, mais criativos, mais exigentes. Isto Ă© evolução.
Em princĂpio, a concorrĂȘncia nos parece algo excelente quando somos clientes e pĂ©ssimo quando somos fornecedores. Mas o grande desafio nĂŁo Ă© ser o fornecedor eleito. Mais importante Ă© a chance de crescer e contribuir.