A liderança das organizações custa a ver sinais que, embora singelos, sĂŁo bastante significativos. É preciso perceber que o subordinado Ă© reflexo de seu lĂder. Mostra-me seu subordinado que eu te direi que lĂder vocĂŞ Ă©. Qualquer semelhança com o ditado: ?Dize-me com quem andas que eu te direi quem Ă©s?, nĂŁo Ă© mera coincidĂŞncia. Os lĂderes das organizações estĂŁo mais expostos ao mercado do que eles podem imaginar. No contato diário com as organizações, Ă© possĂvel traçar um perfil de seus lĂderes sem ter contato direto com eles. A equipe de um lĂder oferece a referĂŞncia necessária sobre o seu estilo de liderança.
Isso pode ser demonstrado atravĂ©s de situações vividas nas organizações. As situações descritas a seguir podem ilustrar estilos de liderança somente pelo contato com os subordinados desse lĂder.
O cubĂculo de reuniões
Uma situação bastante comum nas organizações Ă© a equipe recebendo visitantes amontoados nos seus cubĂculos. Afinal, há cada vez menos espaço para receber pessoas ? salas de reuniões sĂŁo poucas e sempre cheias. Mas imagine uma situação em que o lĂder nĂŁo está e o subordinado precisa receber alguĂ©m e nĂŁo há sala de reuniĂŁo disponĂvel. O que parece mais normal ? receber os visitantes na sala do lĂder, que tem mais espaço e está vazia ? nem sempre Ă© viável. Na verdade, as visitas se apertam em frente da mesa do subordinado com as cadeiras que foram reunidas pelo espaço. A mensagem Ă© bastante clara: o lĂder em questĂŁo valoriza a hierarquia e deixa claro que ele Ă© quem manda. A sala dele nĂŁo pode ser usada em sua ausĂŞncia sob nenhuma circunstância, pois lá habita o “deus chefe” que deve ser temido por todos.
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Ainda na linha da hierarquia, uma situação bastante emblemática Ă© como os visitantes chegam ao seu destino final. Muitas vezes, os visitantes sĂŁo recebidos por uma pessoa da área que os levam Ă sala ou ante-sala da pessoa que será visitada. Esse caminho pode ter várias etapas e pessoas intermediárias atĂ© se chegar ao lĂder. Quanto mais pessoas vocĂŞ passar antes de chegar Ă pessoa em questĂŁo, maior seu nĂvel hierárquico na empresa. Nesse caso, nĂŁo sĂł o lĂder valoriza a hierarquia como a organização tambĂ©m. Ser chefe Ă© status e deve ser percebido por todos.
Desculpas esfarrapadas
Outra situação que pode ocorrer Ă© quando o subordinado precisa receber alguĂ©m para seu chefe, pois na Ăşltima hora ele teve algum imprevisto. O lĂder explica rapidamente o assunto e deixa o restante ao encargo do seu empregado. Desde o inĂcio, o funcionário deixa claro aos visitantes que ele nĂŁo Ă© a pessoa que poderá esclarecer tudo, que vai encaminhar o que ouvir para o seu chefe, antes, porĂ©m, discorre um rosário de justificativas sem sentido e desculpas. A pessoa nĂŁo tem informações e nĂŁo tem a visĂŁo do que ocorre na área como um todo e deixa claro que seria melhor marcar outra reuniĂŁo. A mensagem que se tem Ă© de um lĂder centralizador que na sua ausĂŞncia ninguĂ©m consegue apresentar uma visĂŁo geral do que ocorre na área, os funcionários demonstram uma total subserviĂŞncia ao lĂder.
Você pode pensar que essas situações ocorrem em empresas sem muita representatividade no mercado. Mas ocorrem em organizações grandes, muitas vezes companhias internacionais, aquelas que, quando estamos na universidade, sonhamos em trabalhar.
Empresas de pequeno e mĂ©dio porte tĂŞm mostrado uma realidade bem diferente: seus lĂderes nĂŁo podem controlar tudo e todos e devem ser estratĂ©gicos. Os funcionários precisam ser bem informados e flexĂveis. A autonomia nĂŁo Ă© algo desejado pela corporação ? ela precisa ocorrer de fato. Caso contrário, a empresa nĂŁo se mantĂ©m no mercado.
Percebemos que alguns objetivos da administração moderna e da liderança estĂŁo ainda bem mais distantes das organizações do que deveriam. O lĂder estratĂ©gico, que sabe delegar, que mantĂ©m toda a sua equipe bem informada e em linha com os objetivos da organização, nĂŁo está tĂŁo disponĂvel no mercado como se apregoa e as prĂłprias organizações nĂŁo sabem como desenvolvĂŞ-lo.
As situações acima representam a ponta de um novelo que depende da consciĂŞncia dos lĂderes para se desenrolar. Muitas vezes, a liderança das organizações custa a ver esses sinais, que embora singelos, sĂŁo bastante significativos. É preciso perceber que o subordinado Ă© reflexo de seu lĂder. Prepará-lo significa criar condições para a organização crescer e se desenvolver no mercado com consistĂŞncia. O lĂder deve entender que o sucesso de sua equipe Ă© o seu sucesso.