O que a rede Lig-Lig faz para crescer e fidelizar seus clientes?
Especializada no preparo e entrega de comida chinesa a domicílio, a rede Lig-Lig teve sua primeira loja própria aberta em 1992, no bairro dos Jardins, em São Paulo. E, dois anos depois, inaugurou a primeira franquia. Com o foco máximo na qualidade de seus produtos e serviços, a rede acabou se disseminando por todo território nacional, tornando-se referência no sistema de delivery de comida chinesa. Hoje, já são 40 lojas.
Segundo o gerente de expansão da Lig-Lig, Carlos Moura, uma das principais razões pelo êxito da rede é esse foco em qualidade: “Não adianta termos um grande número de franquias se elas não estiverem 100% aptas a disponibilizar um excelente serviço”.
Outra estratégia da Lig-Lig é oferecer um modelo de franquia com o máximo de suporte para que o empreendedor possa propagar o sucesso da rede. Dentro desse modelo, o franqueado recebe orientações para a escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico da obra, indicação de fornecedores homologados, treinamento operacional à equipe, manuais de gestão da loja, assessoria de marketing e supervisão técnica, administrativa e financeira. O marketing é outro ponto tido como fundamental pela Lig-Lig a fim de garantir o crescimento.
Para aumentar o fluxo de clientes e ainda se destacar em meio a um dos mercados mais competitivos, o alimentício, a Lig-Lig vem apostando em diversas ações promocionais como a diferenciação nos preços. “Há três anos, estamos trabalhando em nosso cardápio com preços vantajosos em relação a outros fast-foods de comida chinesa. Implementamos promoções exclusivas em várias lojas, um exemplo é o yakissoba que está sendo vendido a R$7,00 por tempo indeterminado”, diz Moura. Essas ações, porém, diferenciam-se conforme o perfil do franqueado: existem os mais empreendedores, que não hesitam em inovar, e os mais conservadores, que desenvolvem ações mais básicas.
A rede também investe na capacitação profissional tanto do franqueado como da equipe. Moura acredita que, para fidelizar seus clientes, precisa manter os colaboradores comprometidos com os processos da Lig-Lig. “Logo que o franqueado abre sua loja, ele passa por um treinamento de 15 a 20 dias. Após o término, uma equipe especializada acompanha a administração da nova loja por um mesmo período de 20 dias. O franqueado também terá o suporte inicial de nutricionistas e consultores de campo”, explica.
A internet é outra forma de aproximar o cliente e alavancar as vendas. O site da Lig-Lig disponibiliza o cardápio completo, das entradas às sobremesas, com a descrição, imagens e preços de todos os pratos, o que agiliza o pedido do consumidor. “Quem procura fast-food quer rapidez, desde o momento de escolha do prato até a hora de recebê-lo”, ressalta.
Por ser uma empresa do setor alimentício, o controle de qualidade é ainda mais rígido, já que há vários insumos e alimentos perecíveis que podem representar grandes desperdícios ou, até mesmo, riscos à saúde do consumidor. Para isso, é preciso atuar dentro da legislação vigente quanto à higiene, manipulação de alimentos e processos de conservação e estocagem. E a Lig-Lig garante que segue à risca os procedimentos padrões estipulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O próximo passo da rede é a implantação de sistemas de gestão de relacionamento com os clientes. Por meio da tecnologia, as lojas terão acesso a todos os históricos de vendas, além de possibilitar o registro do perfil de seus consumidores. “O sistema irá otimizar o atendimento e impulsionar consideravelmente as vendas”, prevê Moura.
Segundo o consultor Paulo Ancona, da consultoria especializada em franchising Vecchi & Ancona, no ano passado, 200 novas empresas adotaram o modelo de franquias como estratégia de crescimento. Ele afirma que a Lig-Lig estruturou-se para atender seus franqueados e está garantindo boa satisfação de resultados a eles.
A moda oriental: ações que fazem da Lig-Lig um case de sucesso – e que você também pode fazer! |
|