Limão em limonada

A sabedoria popular diz: ?Se o destino lhe der um limão, faça uma limonada?. Foi o que Fred Smith fez. A sabedoria popular diz: ?Se o destino lhe der um limão, faça uma limonada?. Foi o que Fred Smith fez. Saiu triste de sua classe na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, após ter recebido um ?C? pelo seu projeto de entregas rápidas. Naquele momento, o destino lhe dava um limão. Os professores o criticaram: ?Quem utilizaria um serviço de entregas sendo que poderia usar o correio norte-americano a preços mais razoáveis??.

Fred denominou sua limonada de Federal Express. Seu sucesso foi tal que ele criou a FDX Corp., uma holding para suas várias linhas de negócios. A FDX inclui a Federal Express, que agora emprega mais de 140 mil pessoas em todo o mundo e entrega 3 milhões de encomendas por dia, em mais de 210 países. Tem uma frota de 625 aeronaves e 40 mil veículos. Inclui também a RPS, a segunda maior transportadora terrestre dos Estados Unidos, a Viking Freight, a líder em cargas fracionadas, na costa oeste norte-americana, e a Roberts Express, a maior transportadora de produtos perecíveis do mundo.

Além de um exacerbado otimismo, o que mais ajudou a Fred Smith?

1. Sua capacidade estratégica e analítica.

Fred diz que ?é necessário ser um estrategista. Todo negócio muda e todo negócio é obrigado a mudar muito mais rápido do que as pessoas podem imaginar?.

2. Formou uma equipe de pessoas extraordinárias.

Além disso, soube delegar autoridade. Fred admite que sozinho teria feito muito menos, pois ?grandes empresas nunca são produto da habilidade executiva de uma pessoa só, mas de uma equipe de executivos?.

3. Uma enorme dose de energia.

?Comandar exige muita energia?.

4. Poder de comunicação.

?É preciso ser um bom comunicador, tanto em nível externo quanto interno. Os maiores perigos para uma empresa não são internos, estão na concorrência e no governo?.

5. Entendeu o que a informação e a tecnologia são capazes de fazer.

?Hoje em dia, não dominar os aspectos tecnológicos da informação é um grande erro. Você não precisa ser um especialista em tecnologia, mas precisa saber como ela é capaz de transformar certos negócios e processos e o impacto que pode causar na sua empresa?.

Frase: ?O otimismo não se fundamenta na ausência do mal, mas na crença de que o bem vencerá? ? Helen Keller

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima