Localiza: foco no treinamento para vender o intangĂvel A Localiza ? empresa de locações de veĂculos ? foi fundada em 1973, durante o perĂodo do primeiro choque do petrĂłleo. Na Ă©poca, a frota era composta por seis fuscas usados e comprados a crĂ©dito. Hoje, Ă© a maior rede de agĂŞncias de aluguel de carros do PaĂs. Em entrevista Ă VendaMais, Paulo Henrique Pires, diretor de vendas da Localiza, conta o que a empresa faz para vender o intangĂvel. Confira!
Quais as principais dificuldades encontradas na venda de serviços?
A venda de serviço Ă© sempre difĂcil. O dia-a-dia do vendedor Ă© visitar o cliente, prometendo que, caso precise, poderemos disponibilizar o serviço. NĂŁo Ă© algo palpável como a venda de um refrigerante, por exemplo. Por isso, o argumento do vendedor tem de ser bom o suficiente para que sejamos lembrados futuramente. Ele tambĂ©m deve ter muito cuidado na oferta. O cliente quer que aconteça exatamente o que o vendedor prometeu. É isso que garante a freqĂĽĂŞncia de compra. A partir do momento que vocĂŞ conquista o cliente e ele faz uma locação, Ă© uma Ăşnica locação. No entanto, vocĂŞ precisa que ele loque novamente. Por esse motivo, a empresa deve manter o padrĂŁo de qualidade sempre. Essa Ă© a promessa.
É necessário ter um tipo especial de vendedor para vender serviços?
Sim. Uma coisa é fundamental: a pessoa deve ser construtora de relacionamento. O vendedor precisa transmitir confiança para o cliente.
Como vocĂŞ treina seus vendedores para vender o intangĂvel?
Temos uma grande preocupação com o treinamento e investimos muito nisso. Para vender o intangĂvel, o vendedor precisa ter em mente que o objetivo dele Ă© facilitar o trabalho do cliente. Por isso, o foco nĂŁo Ă© no produto, e sim no benefĂcio.
O que faz para que seus vendedores dĂŞem mais ĂŞnfase ao atendimento ao cliente?
Utilizamos duas estratégias básicas para isso:
1) Treinamento ? Toda a equipe é treinada para ter prazer, dedicação e disponibilidade em servir.
2) Incentivo ? Para que o vendedor garanta ao cliente um serviço com qualidade, pois ele só vai continuar conosco se gostar do serviço oferecido pelo colaborador.
Como é feita a fidelização de clientes em sua empresa?
A fidelização é à base do nosso relacionamento com o cliente. Hoje, somos a única empresa de aluguel que oferece o programa de fidelidade para os clientes. E o programa é voltado para o usuário. Funciona assim: a cada 300 reais gastos, o usuário ganha um ponto. A cada 10 pontos, ela recebe uma diária de carro gratuitamente.
Como vocĂŞ se diferencia da concorrĂŞncia?
Com uma equipe comprometida com a satisfação do cliente, investindo em treinamento e tecnologia, prezando a segurança, a agilidade e a abrangência.
Qual o fator que você julga primordial para o seu sucesso em serviços?
Uma marca forte, um serviço de alta qualidade e uma equipe de vendas, atendimento e operações preparada, treinada e com credibilidade.