Loja Plugada

Mantenha sua loja plugada e venda mais! O mundo muda a cada 20 minutos ? provoca de forma permanente a rádio BandNews, para enfatizar aos ouvintes a importância da informação na época em que vivemos. Segundo estudo de uma universidade americana, ano passado o mundo produziu mais informações do que nos cinco anteriores. Haja senso de observação para pinçar um grão de trigo no meio de tanto joio.

Ninguém mais compra produtos como comprava há poucos anos. Conscientes da importância que têm como consumidores e munidas de informações atualizadas na era da convergência das mídias, as pessoas compram o conhecimento que há embutido nos produtos de seus sonhos. Quem vende apenas mercadorias está fora do jogo. Distante da realidade.

E não estamos aqui nos referindo ao conhecimento somente do móvel em si, mas de tudo o que envolve esse objeto ? desde o design, produção, comercialização, logística. Exposição, ambiente, atendimento, negociação, fechamento, entrega e pós-venda. Todos os elos da cadeia produtiva, desde a matéria-prima até a instalação na casa do cliente.

Em cada detalhe deve haver uma boa dose de conhecimento funcionando como DNA do produto e do serviço. A operação de varejo não sobrevive sem a conjugação dos seguintes atributos:

» Produto
» Conhecimento
» Serviço

A partir desses três pilares, você pode construir diferenciais competitivos fortes, alguns pontos específicos que o diferenciam da concorrência de forma considerável. Incrível, mas sua loja pode ser vista de maneira diferente pelo consumidor, mesmo trabalhando com produtos exatamente iguais. As coisas mudaram. O que você vende é apenas um detalhe, o que importa realmente é ?como você vende?. Por trás de todo o sucesso de uma revenda de móveis está sua inteligência comercial cujo cardápio consta a estratégia de vendas, engenharia financeira, qualidade do serviço, ambiente agradável e capacidade de venda dos vendedores.

Claro que não se muda pelo simples gosto de mudar. Muda-se porque o cliente altera sua forma de pensar e agir com extraordinária rapidez. Por isso que um negócio deve se ajustar às novas realidades com rapidez. Melhor mudar sua empresa do que tentar mudar o mercado. O rabo não abana o cachorro, é a lei da física.

A resposta está no aprendizado constante. Transformar sua loja num ambiente criativo, mas trazendo a escola até você via computador de forma econômica e eficaz, plugando-se com algum programa de treinamento a distância.

Acabou a desculpa. Agora a escola poder ir até você.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima