Loja Viva! – Ecologia

Ecologia??? Calma, você não está na coluna errada. Se ela é equilíbrio entre as espécies, quando a gente pára para pensar em como a indústria se relaciona com o Varejo, este é o primeiro termo que deveria aparecer. Ecologia??? Calma, você não está na coluna errada. Se ecologia é harmonia e equilíbrio entre as espécies, apesar das suas diferenças, quando a gente pára para pensar em como a indústria se relaciona com o Varejo este é o primeiro termo que deveria aparecer: ECOLOGIA.

O tempo de guerra entre indústria e varejo, quando quem podia mais chorava menos e o mais forte sempre usava o poder de barganha para espremer o outro contra a parede, acabou. Ou pelo menos deveria ter acabado. A grande ironia é que quem ainda não percebeu que uma marca realmente forte é o resultado de uma união de competências, continua numa batalha sem sentido onde o maior perdedor é o cliente. E no fim da guerra, entre mortos e feridos, ninguém se salva. Sem ecologia, as marcas começam a entrar em extinção.

A competência da indústria é (e sempre foi) processos, logística, produto. O varejo se encarrega de colocar o ingrediente humano nesta história. É ele que tem o poder de transformar uma compra em uma experiência inesquecível. É ele que tem grande parte da responsabilidade de cumprir as promessas que as indústrias fazem quando gastam milhões de reais em propaganda, prometendo muito mais que um produto de qualidade, e sim uma Experiência única. Ou alguém duvida que o cliente pode sair de casa motivado por uma propaganda espetacular e desistir de comprar por que foi mal atendido no ponto de venda?

Falando nisso, será que não seria interessante para as indústrias pegar uma fração mínima desta verba gasta em fazer promessas e investir em cumpri-las?

Aí nasce a Ecologia: quando a indústria capacita o varejo a atender melhor, a expor melhor o produto, a pensar junto em como encantar o Cliente, em como melhorar a qualidade de vida das pessoas, em garantir felicidade para quem trabalha com você…

Quem ganha com a Ecologia?

O varejo que junta profissionalismo com o amadorismo (de quem ama o que faz), a indústria que tem no varejo o porta-voz ideal e o cliente que leva um produto nota 10 na sacola e uma experiência nota 1000 no coração.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima