Lojas Cestão: Um show de criatividade e vendas

Criatividade e resultados nas Lojas Cestão Na cidade de Vacaria (RS), uma motivada equipe comercial se organizou em grupos e deu uma criativa e inovadora aula de vendas. O que era uma simples tarefa de estudo, trabalho em grupo e apresentação de resultados se transformou em uma tarde divertida e cheia de ensinamentos.

A idéia partiu de Cesar Antonio da Silva, diretor-proprietário da loja Cestão, que há 18 anos atua no mercado de varejo com a proposta de vender roupas populares a preços baixos. Para quem começou vendendo produtos em caixas de papelão, hoje Cesar se orgulha por coordenar uma equipe de 34 colaboradores. ?Minha esposa e eu abrimos a loja sem funcionários. Para conseguir começar o negócio, comprávamos roupas a prazo e vendiamos à vista?, diz.

Há pouco mais de três anos, Cesar assinou a VendaMais e passou a colocar seu conteúdo em prática, apresentou novidades para os clientes, valorizou seus funcionários e utilizou técnicas de motivação. Ele gostou tanto que disponibilizou a revista para a empresa. ?Assim que recebo uma edição, leio e a coloco em um lugar a que todos colaboradores têm acesso?, conta.

A surpresa veio quando Cesar solicitou uma atividade diferente para seus vendedores. De início, sugeriu algumas matérias da VendaMais para serem discutidas em reunião. Depois, separou a equipe em cinco grupos e distribuiu várias revistas. Durante uma semana, cada grupo tinha duas horas para discutir os assuntos separadamente. O objetivo era estudar as matérias selecionadas e apresentar uma palestra. Depois de finalizada a primeira etapa da atividade, Cesar levou sua equipe em um clube, serviu um rodízio de pizza e deu início às apresentações.

O resultado foi surpreendente. Em vez de utilizarem apenas as duas horas para a produção dos trabalhos, os grupos se reuniram fora do expediente e trabalharam pesado na atividade. No dia das palestras, superaram todas as expectativas. Peças teatrais com personagens caracterizados de clientes, vendedores e gerentes foram apresentadas durante toda a tarde. Os vendedores simularam cenas da loja e deram lições de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente. Todas muito bem-humoradas. ?Nos divertimos muito e aprendemos mais ainda?, conta Cesar.

O diretor explica que sempre é possível adaptar o conteúdo da revista a atividades dinâmicas. ?Essa foi uma das maiores provas de que a VendaMais é um sucesso entre meus colaboradores?, conta.

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