MadeiraMadeira aposta em híbrido de e-commerce e marketplace para reunir soluções completas para casa

e-commerce e marketplace: carrinho de compras traz caixas e navega em cima de teclado

Pioneira na venda online de materiais de construção, acabamento e decoração, a MadeiraMadeira é um modelo híbrido entre e-commerce e marketplace especializado em produtos para casa. Criada em 2009, a empresa começou vendendo pisos de madeira. Em 2010, expandiu para outros tipos de pisos e revestimentos.

Dois anos depois, o crescimento chamou a atenção de três fundos de venture capital: Flybridge, Kaszek e Monashees. Esses investimentos permitiram à empresa realizar avanços tecnológicos na área logística. E também gerar melhorias para o site, visando impulsionar as vendas e proporcionar uma melhor qualidade de serviço.

A MadeiraMadera também ampliou sua linha de produtos e passou a vender móveis e artigos de decoração. A empresa seguiu em crescimento, inaugurou mais um escritório em Curitiba e ampliou equipes de tecnologia, marketing e produto. Até que, em 2015, após a consolidação da operação logística entregando para todo o país, a empresa iniciou operações nos maiores marketplaces do Brasil, como B2W, Cnova, Walmart e Mercado Livre.

Dividida em 9 áreas, a empresa conta atualmente com 500 funcionários e está sediada em Curitiba (PR). O objetivo é proporcionar ao cliente encontrar tudo o que precisa para a casa, com preços atrativos e opções para os mais diversos estilos. Além disso, a MadeiraMadeira disponibiliza e investe em treinamento para ter uma equipe de especialistas para atender prontamente às dúvidas e demandas de clientes.

Para entender mais sobre este modelo híbrido de e-commerce com marketplace, confira a seguir a entrevista de Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira.

Como e quando surgiu a MadeiraMadeira?

A MadeiraMadeira é uma empresa de tecnologia, criada logo após a Grande Crise financeira de 2009. Na época, eu trabalhava em um negócio de família na área de pisos de madeira, e como a maior parte dos clientes eram dos Estados Unidos, o empreendimento sofreu ainda mais os impactos da crise. Com a dificuldade de vender para fora, enxerguei uma oportunidade no mercado online e decidi criar um site para vender os produtos de um jeito prático e fácil, direto da fábrica para o consumidor final.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

O foco da empresa é qualquer pessoa que seja responsável pela casa, principalmente no momento de mobiliar e comprar todos os produtos para o lar. Além disso, também focamos em pessoas que estão passando pelo período em que os filhos já estão crescidos e saindo de casa, e que talvez desejam fazer mudanças na decoração do imóvel.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

A MadeiraMadeira é uma empresa com cultura corporativa forte. Nossos valores são demonstrados através de cinco atitudes de todo time MadeiraMadeira: paixão, senso de dono, resiliência, colaboração e empreendedorismo.

Essas atitudes fazem parte da cultura da empresa e permeiam todas ações e projetos da MadeiraMadeira.

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

O modelo de negócios da MadeiraMadeira é inovador e completamente disruptivo do que é praticado em termos de e-commerce e logística no Brasil. Como consequência, temos conseguido crescer em um ritmo de mais de 80% ao ano, mesmo em meio à crise.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da MadeiraMadeira?

Para dar conta das entregas de Norte a Sul do país, sem estoque, trabalhamos com um sistema de logística chamado dropshipping e somos a única empresa do Brasil a utilizá-lo. Assim que o pedido é concluído pelo cliente, ele é enviado ao fornecedor que produz e embala o produto que é enviado diretamente ao cliente. Para coordenar todo o processo logístico, desenvolvemos internamente uma série de sistemas, que hoje são reconhecidos pelas próprias transportadoras como os mais avançados para gestão de coletas e transporte. Como resultado, crescemos em um ritmo superacelerado nos últimos anos, mesmo em meio à crise que vive o nosso país.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Além de ser o maior e-commerce de produtos para casa do país, a MadeiraMadeira também investe na criação de softwares de tecnologia. Já desenvolvemos mais de 20 softwares internos que facilitam toda a experiência de compra. Softwares de logística, atendimento, integração com sellers, entre outros.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Nosso time de vendas recebe, além do treinamento de atendimento dado pelo gestor direto, treinamento com os fornecedores. Isso os torna especialistas nas principais categorias de produtos. Esse treinamento vai muito além do produto em si, fala sobre instalação, diferença entre os tipos de materiais, concorrência e quais itens adicionais o cliente precisa para finalizar a montagem ou instalação no local desejado. A informação correta faz com que o cliente se sinta seguro em comprar com a gente, sem dependermos apenas dos preços.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

A Madeira Madeira é um dos maiores anunciantes online do Brasil, e atrai milhões de visitantes todos os meses para o site. Temos equipes próprias de investimento, design e UX (experiência do usuário), proporcionando uma excelente experiência de navegação e acesso a produtos exclusivos por preços incríveis. Hoje temos mais de 300 mil produtos cadastrados, que atendem a todos ambientes e necessidades da casa.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira

Sempre que falamos em compras online, a segurança é o principal fator que faz com que os clientes voltem a comprar. Pensando nisso, temos um time de pós- venda que está sempre a postos para ajudar em qualquer imprevisto. E também, um time de atendimento em vendas especializado nas principais categorias do site, que além de dar um atendimento exclusivo tirando todas as dúvidas, acompanha o pedido desde o pagamento até a entrega. Isso gera mais segurança, principalmente para que o cliente que compra online pela primeira vez volte a comprar conosco.

Além do atendimento, nos preocupamos também em disponibilizar cada vez mais uma gama de produtos que atenda o cliente sempre que ele pensar na própria casa ou empresa. Desta forma, sempre que precisar de um item novo, ele pode contar com a gente!

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da MadeiraMadeira? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

A empresa investe bastante na área de tecnologia. Cada uma das áreas da empresa conta com profissionais de tech para ajudar na operação do e-commerce de forma mais exclusiva, de acordo com a necessidade de cada processo. Esse é um dos nossos diferenciais em relação aos nossos concorrentes.

Quais os próximos passos? O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

O principal foco de negócio da MadeiraMadeira é ser reconhecida como uma empresa de tecnologia. Foi através da tecnologia que desenvolvemos internamente e do know how que conquistamos sobre varejo online, que criamos o maior e-commerce especializado em produtos para casa do Brasil.

Além de sermos um e-commerce, a MadeiraMadeira é um marketplace que concentra mais de 300 sellers ativos e 208.740 produtos cadastrados.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Recomendo pensar bem no impacto que você quer deixar, porque quanto maior o impacto, maior o risco que você vai correr. Não existe empreendimento sem risco.

Porém, como dizia Steve Jobs, você já nasceu sem nada, tudo o que conquistar é lucro. Por isso, não desista do seu sonho. Pense somente que isso não significa que você não terá que desistir de uma ideia, mudar de planos ou se reinventar, porque talvez isso seja necessário para que o sonho se realize.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Em geral, biografias sobre grandes empreendedores. Por exemplo, o filme “The Founder” (Fome de Poder, em português) é bem interessante para mostrar persistência.

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