Promover um evento nĆ£o Ć© tarefa das mais fĆ”ceis. Ć preciso acompanhar todo o processo de negociaĆ§Ć£o, que pode se estender por meses. A Interfeiras Promotora de Eventos, de SĆ£o Paulo, Ć© responsĆ”vel pela Feira Internacional do Setor Infantil, Teen e BebĆŖ (FIT), que acontece duas vezes ao ano. Sua Ćŗltima ediĆ§Ć£o, realizada em junho de 2005, teve cerca de 16 mil visitantes e 180 grifes expositoras. Por trĆ”s desses nĆŗmeros, e do faturamento na ordem de 120 milhƵes de reais, estĆ” o sorriso orgulhoso de MaĆra Barros, uma das organizadoras do evento.
HĆ” seis anos na empresa, MaĆra iniciou no departamento de montagem. Logo foi promovida para a Ć”rea de vendas e coordenaĆ§Ć£o do evento. ?Eu nunca tinha trabalhado com vendas. No inĆcio foi um pouco complicado por eu nĆ£o ter o know-how da Ć”rea. Mas aprendi tendo contato com os clientes. Foram eles que me ensinaram a vender.?
MaĆra procura empresas ligadas ao segmento infantil que tenham qualidade e estrutura para atender lojistas de todo o Brasil. ?Vendo um espaƧo e Ć© como vender um sonho. O cliente tem de depositar confianƧa no que estou oferecendo e acreditar que o evento trarĆ” Ć³timos resultados. Tento mostrar que a feira, mais que uma venda, Ć© a divulgaĆ§Ć£o do produto no mercado. Afinal, quem nĆ£o Ć© visto, nĆ£o Ć© lembrado.? Os clientes que jĆ” participam percebem que realmente precisam estar presentes no evento. Com os novos prospects, MaĆra tem uma tĆ”tica diferente. ?A boa estratĆ©gia Ć© mostrar a verdade e nunca passar uma realidade que nĆ£o existe. ConvenƧo de forma verdadeira, provando que, em quatro dias de feira, ele pode atingir um grande nĆŗmero de lojistas de todo o Brasil.?
Para manter um evento que acontece apenas duas vezes ao ano, Ć© importante ter um bom relacionamento com todos os lojistas. ?Quando comeƧamos a comercializar os espaƧos, recorremos ao nosso cadastro e mandamos uma correspondĆŖncia para o banco de dados dizendo que sentimos sua falta. Fazemos isso mesmo com aqueles que sempre marcam presenƧa na feira.? Para MaĆra, um supervendedor precisa ter dinamismo, atender seu cliente com satisfaĆ§Ć£o e confiar naquilo que estĆ” vendendo. ?Se nĆ£o houver confianƧa no produto ou serviƧo que eu vendo, nada faz sentido, principalmente para o consumidor. O bom vendedor Ć© aquele que acredita no que estĆ” trabalhando.?