“Parece que o fator decisivo entre sofrermos o inferno ou desfrutarmos do céu aqui na Terra sempre se resume a nossa atitude” Og Mandino
“Suas conquistas na vida são limitadas somente pelo tamanho de seus sonhos” Justin Herald
10 atitudes que vendem
1 – Seja planejado, tanto na vida pessoal quanto profissional. Aproveite o máximo de cada dia, viva-o intensamente.
2 – Mantenha atitudes de vencedor, começando pela aparência e humor.
3 – Seja sempre motivado e aja proativamente. Não espere o cliente vir até você. Vá ao encontro dele.
4 – Antes do produto, venda credibilidade e conquiste a confiança do cliente.
5 – Como as vendas começam na sua cabeça, acredite sempre no que vende.
6 – Seja dotado de autocontrole, não perdendo o equilÃbrio mesmo nas situações adversas.
7 – Não mude de foco frente à s objeções que surgirem. Seja persistente e paciente.
8 – Faça pós-venda, crie vÃnculos e conquiste o coração do cliente.
9 – Aprenda todos os dias, pois a venda, como a vida, é um aprendizado constante.
10 – Comece sempre o dia com a auto-estima no mais alto nÃvel e esbanje entusiasmo para contagiar o cliente.
Antônio P. B. Braga é palestrante e profissional de vendas.
E-mail: [email protected]
Como fazer concessões
As concessões são absolutamente normais na negociação, mas é fundamental saber o momento certo e a melhor maneira de fazê-las. No livro Negociações Bem Sucedidas, o autor Lupércio Hilsdorf sugere as seguintes observações para o planejamento delas:
Que concessões pode-se pedir?
Quais concessões pode-se fazer?
Quais concessões não podem ser feitas?
Qual deve ser a hierarquia das concessões?
Como conseguir algo em troca?
Quanto mais generosidade, mais o outro pressiona.
Faça primeiro as concessões menores.
À medida que o tempo esgota, as concessões aumentam.
Da Redação.
10 palavras para o sucesso
Todo vencedor parte de um sonho, quem tem um sonho tem tudo, quem não tem um sonho não tem nada.
Não adianta ter um sonho e não ser otimista. Acredite na realização de seu sonho ou ninguém acreditará.
Se você tem um sonho e acredita nele, tenha a iniciativa de executá-lo.
Quando tiver a iniciativa da execução, trace metas. Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve.
Traçadas as metas, é hora do trabalho, tendo em vista que o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Muitas barreiras serão removidas durante a caminhada em busca do sucesso, e a persistência será necessária, pois o primeiro degrau do sucesso é o fracasso, justamente para dar tempero ao vencedor.
Uma caracterÃstica do vencedor é a postura. Você é o que parece ser, nunca descuide de sua forma de ser, de se apresentar e de tomar decisões.
Todo vencedor é um vendedor nato de si. Sua capacidade de comunicação é que faz a diferença na hora de conquistar seu espaço, no mercado e na vida.
O vencedor não hesita em suas decisões, pois são frutos de muito treinamento. Nunca se contente em saber mais ou menos. Saber é saber e isso é resultado dos treinamentos.
Chegar ao final de seus projetos é obrigação do vencedor. Sem a conclusão, os demais ensinamentos perderiam o valor. O mundo só guarda o nome de quem chega ao final da jornada com sucesso.
Ruy Telles é motivador profissional, professor de liderança e de oratória e autor dos livros: A Fácil Arte de Falar em Público, A Fácil Arte de Motivar e Liderar Equipes, Como Ser LÃder de A a Z e O Andarilho. 7 dicas para conquistar clientes que fazem reclamações
1 – Lembre-se: esse cliente está dando a você a oportunidade de melhor atendê-lo e de continuar seu cliente.
2 – Trate o cliente bem: ouça-o antes, durante e depois da compra e, principalmente, no ato da reclamação.
3 – Melhore o contato pessoal: sorria, olhe nos olhos e chame-o pelo nome.
4 – Cuide dos detalhes: agilize e facilite o atendimento em todos os setores.
5 – Melhore a demonstração dos produtos e serviços: estude benefÃcios e caracterÃsticas.
6 – Esteja sempre motivado e preocupado com o sucesso do cliente: ele é o motivo de você trabalhar e é ele quem paga seu salário.
7 – Preserve a credibilidade da empresa: prometa apenas o que poderá ser cumprido.
José Mello é administrador de empresas, procurador, consultor e instrutor da GM Projetos & Assessoria.
Visite o site: www.gmtreinamentos.com.br
7 dicas para posicionar a marca, criar valor e facilitar a negociação com as grandes redes
1 – Identifique o diferencial dos seus produtos em relação à concorrência. Pesquise o mercado e encontre oportunidades ainda não exploradas. Crie produtos ou soluções que facilitem a vida das pessoas.
2 – Invista em propaganda (mÃdia paga) e em publicidade (mÃdia gratuita) para que lembrem da sua empresa como sinônimo de confiança (além de vender mais para o consumidor final, uma marca confiável tem maior poder de negociação com os varejistas).
3 – Calcule corretamente o preço de seus produtos, lembrando que preços muito baixos podem trazer uma má-impressão sobre a qualidade da marca.
4 – Crie uma linguagem gráfica (embalagens, rótulos, logomarcas, anúncios, etc.), que traduza a qualidade de seus produtos e seus diferenciais em relação à s outras marcas.
5 – Crie relacionamentos com seus compradores, procure resolver problemas em vez de somente vender. Envie uma lembrança para pessoas-chave das redes no dia de seus aniversários.
6 – Ofereça o enxoval – um lote gratuito para teste – de modo a convencer a rede de supermercados que a presença da sua marca nas prateleiras pode ser vantajoso para todos.
7 – Dentro de um supermercado, vale a pena oferecer amostras para os clientes, colocar seus produtos em pontos estratégicos da loja e investir em material de ponto-de-venda (cartazes, gôndolas, etc.).
André Brik é publicitário e consultor.
Visite o site: www.brik.com.br
Criatividade em vendas
A idéia de criatividade em vendas deste mês chegou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e foi enviada por Luiz Carlos Padilha Junior, da Colchões Ortobom. A história dele mostra como contornar uma das objeções mais comuns no dia-a-dia dos profissionais de venda.
Logo após demonstrar um modelo de colchão para o cliente, ele disse:
– Agora vou pesquisar e depois procuro você. Obrigado!
– Faz muito bem em pesquisar, mas nesta pesquisa o senhor vai procurar preço menor ou qualidade superior- – Respondi.
A partir desse diálogo, percebi que a venda, que parecia perdida, estava apenas começando.
– Preço e qualidade. – Atirou o cliente.
– Bom. Então, permita-me apresentar um outro modelo para você, pois, com certeza, ele estará adequado a sua necessidade.
– Sim, mas realmente quero olhar outra marca. – Defendeu-se logo.
– Este comparativo é importante, pois é um investimento alto e imagino que o senhor queira ter certeza do que vai comprar.
– Correto! Eu nunca compro na primeira loja. Além do mais, não estou com pressa para adquirir esse produto.
– Mesmo assim, vou oferecer ao senhor uma semana de sono em nosso colchão para sua pesquisa ser mais confortável. Hoje mesmo entregarei o colchão em sua residência. Dessa forma, será mais fácil tomar sua decisão.
O cliente não acreditou, mas aceitou. À noite, quando cheguei com o colchão na casa dele, o cliente já estava preparado para efetuar o pagamento e ainda disse:
– Não pesquisei em lugar nenhum, porque se você realmente trouxesse o colchão, eu compraria. Nenhuma loja seria capaz de fazer um trabalho tão bom quanto o seu.
Notando a satisfação do cliente, aproveitei para oferecer travesseiros, protetores e outros itens adicionais que eu havia levado. Ele comprou e prometeu voltar à loja para comprar para os filhos dele também.
A idéia do Luiz Carlos foi excelente, pois além de contornar o famoso: -Vou pesquisar e volto depois-, ele conquistou o cliente e ainda fez vendas adicionais. Pela idéia criativa ele vai receber um ano de VendaMais grátis. E você, o que tem feito para conquistar seus cliente, contornar objeções e vender mais? Envie-nos seu exemplo de Criatividade em Vendas: [email protected], ou fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, recebe um ano de VendaMais grátis.
Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor, devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.