Manual do Vendedor

Textos e dicas rápidas para você vender mais

“O homem que removeu a montanha começou carregando pequenas pedras”
Provérbio chinês

7 dicas para viver feliz no ambiente de trabalho

  1. A cada duas horas de atividades, dê uma parada, alongue o seu corpo e sinta um bem-estar tomando conta de você;
  2. Não deixe que as outras pessoas contaminem o seu humor, mantenha o equilíbrio e siga a sua jornada;
  3. Se o chefe for agressivo demais nas cobranças, se coloque no lugar dele, entenda os seus motivos, e mostre o seu ponto de vista com firmeza e serenidade;
  4. Prepare na sua mente algumas coisas interessantes para fazer no final do dia, isso vai manter o seu entusiasmo em alta;
  5. Após o almoço, feche os olhos e descanse um pouco, tire esse tempo para você, pense em coisas boas e renove as suas energias para o restante do dia;
  6. Faça as suas atividades por ordem de prioridade e evite desperdiçar o seu tempo com situações que não proporcionam resultados favoráveis;
  7. Resolva os problemas com prazer e satisfação e pare de reclamar de tudo, você está empregado, valorize a oportunidade para mostrar as suas habilidades.

André Silva é palestrante de Motivação e Vendas.
E-mail: [email protected] e site: www.palestranteandresilva.com.br

10 causas mais comuns para o fracasso

Muitas pessoas estudam o sucesso, no entanto, poucas procuram saber as causas do fracasso. Identificar os pontos que levam um profissional a fracassar em um projeto, na carreira ou até mesmo na área pessoal é essencial para corrigirmos nossa rota a fim de alcançarmos nosso objetivo e sucesso.

Estarmos atentos aos principais pontos que causam o fracasso é uma das maneiras mais pertinentes de se obter o aprendizado contundente que crie anticorpos e que o ajudarão a se proteger da vontade de manter comportamentos que, com frequência, impedem o sucesso.

Reflita: é mais inteligente atuar na causa, do que no efeito. Conheça algumas das causas mais comuns do fracasso e aja sobre elas:

  1. O velho truque de pôr a culpa nos outros – Você é daqueles que tem sempre um belo discurso para se esquivar? Cuidado!
  2. O oposto da primeira – A tendência imediata a se culpar e se rebaixar. A auto-piedade gera auto censura que gera auto-desprezo.
  3. Não ter objetivos – A pergunta é: quando começaremos a viver como se compreendêssemos a urgência da vida?
  4. Escolher objetivos errados – Fazê-lo é dedicar esforços e orientar toda sua vida em função de algo que não o realizará.
  5. O atalho – São muitas as formas de ceder à tentação e seguir pelo caminho aparentemente mais fácil e não fazer o necessário.
  6. Escolher uma estrada longa demais – Não ver a linha de chegada pode desanimar e cansar, por isso planeje a rota antes.
  7. Negligenciar pequenas coisas – A falta de atenção aos detalhes põe abaixo grandes obras.
  8. Desistir cedo demais – Os homens não falham, eles desistem de tentar. Não pare em qualquer topada.
  9. O fardo do passado – As crenças e padrões do passado continuarão cobrando o preço caso você não se resolva.
  10. A ilusão do sucesso – O momento mais perigoso vem com a vitória. E com ela vem a negligência e falta de concentração, fatais.

Scher Soares é Consultor Empresarial e CEO do Grupo Triunfo.
Acesse: www.grupotriunfo.com

4 dicas de email marketing

Anunciar uma promoção, contar mais sobre um produto ou serviço proporcionado por uma empresa, tem se tornado cada vez mais comum, na era digital. O e-mail marketing não é nenhuma novidade, mas poucas empresas sabem usá-lo de forma correta, para que realmente torne-se uma ferramenta favorável. Por isso, confira abaixo algumas dicas e informações para buscar bons resultados com uma ação digital:

  1. O assunto de qualquer ação de marketing precisa ser objetivo e direto; nada de usar acentos gráficos e caixa alta, pois isto barra o e-mail nos filtros de antispam; o tamanho ideal de um assunto é no máximo 50 caracteres. Quando se tratar de uma campanha promocional, busque nomear a promoção, e não usar a palavra “promoção” que já não é mais um método atrativo. Se for um newsletter, dê preferência ao assunto principal da mensagem e a coloque no assunto do e-mail.
  2. Os servidores possuem programas de antispam que impedem que o e-mail seja entregue aos destinatários quando contém algumas palavras ou expressões como: “Compre agora”, “Grátis”, “Oferta”, “Ganhe”, “Confira”, “Promocional”, “Imperdível”, “Clique aqui”, “Compra”, “Venda”. Ao usar algumas destas palavras o e-mail terá uma grande probabilidade de ser considerado lixo eletrônico.
  3. Quando o e-mail está em formato de template o ideal é fatiar a imagem, desta maneira o internauta terá mais facilidade para visualizar o e-mail; e nada de usar imagens de pastas com nomes: “emailmkt”, “promoção” ou qualquer outra citada acima; procure renomear a pasta com palavras como: “public”, “imagens” ou “imgs”; esta é uma outra forma para evitar problemas com o disparo do e-mail.
  4. Jamais esqueça de usar estas regras em qualquer campanha, além de inserir em todo e-mail a opção de visualizar o e-mail marketing corretamente e a opção do link para descadastro: “se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento aqui”. Não utilize “responda esse email com assunto remover” – este processo é muito burocrático.

Marcos Alex Rodrigues é fundador da Central Mailing List.
Acesse: www.centralmailinglist.com.br

5 dicas para potencializar as vendas com o telefone

Para obter melhores resultados ao telefone, seja em vendas ou atendimento ao cliente, utilize as dicas abaixo:

  1. Demonstre disposição, estenda algumas palavras, como “Bom dia”, “Em que posso ajudar?”. Sorrir ao telefone também faz com que o cliente se sinta mais ouvido e dá segurança.
  2. Evite atender ao telefone ou ligar para seu cliente em ambientes muito ruidosos, isso pode dificultar a compreensão do assunto e ainda causar uma má impressão.
  3. Dê sinais ao seu cliente de que está entendendo o que ele diz, emita sons para comprovar que está do outro lado da linha. Palavras como: “Certo”, “Compreendo”, “Estou entendendo”, “Fale mais sobre isso”, ajudam a levantar necessidades e potencializar novas vendas.
  4. Se a informação que o cliente buscou ao ligar for demorar muito, a sugestão é coletar novamente os contatos dele, ou ainda confirmar caso já tenha cadastro e ligar assim que tiver a resposta; deixar o cliente tempo demais esperando no telefone é muito cansativo e desrespeitoso, além de desconfortável, pois provavelmente ele está segurando o telefone pra falar com você.
  5. Registre TODAS as informações que receber do cliente e também as repassadas a ele, caso sua empresa não possua um software pra isso, organize essas informações em uma planilha para futuras consultas.

Wanderley Cintra é palestrante e consultor nas áreas de atendimento e telemarketing.
Acesse: www.evoluirsempre.com.br

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Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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