Marca ? parte 1

Você conhece o verdadeiro conceito de marketing? Muita gente acha que marketing é só propaganda, mas na verdade, é muito mais que isso. Marketing é marcar o Cliente em tudo o que você faz. Tem-se feito muita confusão com o conceito de marketing. Marketing para nós é tudo o que as pessoas de uma empresa fazem para atrair e manter Clientes comprando seus produtos e serviços. Então marca deixa de ser uma coisa estática. Sempre que um Cliente vem para a sua marca há o risco de que um concorrente venha a ele e tente convencê-lo de mudar. Marca é verbo. Tem que ser conjugado. No passado para aprender, presente para curtir o sucesso e futuro para mantê-lo vivo. Marcar o Cliente continuamente é a única maneira de se perenizar uma marca.

Apesar de muita gente achar que construir marca tem a ver com fazer propaganda, isso não é verdade para qualquer um. Alguns mercados específicos têm mais condições favoráveis para um investimento em propaganda. Aí as empresas acabam fazendo filmes que não acabam mais. Quem se lembra do último posicionamento da sua cerveja? Número 1, nota dez, a do baixinho? Pode ser a tartaruga ou o pingüim. Alguns mercados jogam dinheiro fora na guerra por posicionamento. Propaganda é a alma do negócio? Mais ou menos.

Pode ser um ralo de jogar dinheiro fora com a desculpa de que a propaganda é o maior fator de sucesso. Uma pesquisa de uma das empresas com mais autoridade no assunto dos Estados Unidos, a Fórum Corporation, diz que o Cliente valoriza algumas coisas muito conhecidas nossas na hora de voltar a comprar em algum lugar:

1. As pessoas
2. A entrega dos produtos e os serviços
3. O ponto de venda e a sua organização
4. Os diferenciais do produto
5. A justiça do preço
6. As políticas de vendas e garantias
7. A promoção e a propaganda

Então é melhor começarmos a dar ênfase às coisas que são realmente importantes. Em verdade marca forte tem reputação forte. Desde a propaganda até a pessoa que o atende.

Os fatores de sucesso para as marcas são fáceis de se enumerar. Vamos falar de um hoje e dos outros quatro na semana que vem. O de hoje tem a ver com uma proposta.

Arquitetar o futuro do mercado é outro ponto a ser trabalhado. Os mercados estão constantemente morrendo. Só quem tenta transformá-los ou inventa novos pode garantir sucesso por mais tempo. Quando abri a primeira loja de animais de estimação em shopping no Rio, pouca gente acreditava no conceito. E ele não era novo. Meu sócio foi o primeiro no conceito em São Paulo. Até hoje a loja tem características que ninguém tem. Uma delas é não ter cheiro forte de animais. O truque? Bem, é truque. Só a gente tem. E isso é que faz as empresas terem sucesso: fazer coisas que ninguém faz. Não se esqueça de integrar serviços de primeiro mundo e relacionamento do século passado aos produtos que você vende. Só assim o Cliente vai achar que a sua comunicação vale o que parece. E, cá para nós, serviços e relacionamento são muito mais difíceis de serem copiados…

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