Maria Tereza Gomes

Venda Mais Empregos traz chat-entrevista com o representante no Brasil da International Coach Federation. Segundo ele, um coach ajuda um cliente a desenvolver o seu potencial, ou seja, o ajuda a chegar aonde ele ou ela quer. Maria Tereza Gomes, formada pela Universidade Federal do Paraná e ex-aluna da University of Michigan Business School, Maria Tereza Gomes foi uma das primeiras jornalistas a escrever sobre o tão falado Master in Business Administration, o MBA, no Brasil. Hoje, como editora-chefe da revista Você S.A., Maria Tereza está lançando o livro O Guia dos MBAs, pela editora Campus, em que esclarece todas as dúvidas sobre um dos cursos mais concorridos e exigidos pelo mercado atualmente. Chat realizado no site http://www.empregos.com.br

Manson® pergunta: O que é o MBA?

Maria Tereza Gomes: ?>> Manson, MBA é uma sigla em inglês para Master in Business Administration. Em português seria Mestrado em Administração de Negócios.

Ana diz: gostaria de saber qual a importância do MBA para o mercado de trabalho hoje.

?>> Ana, os MBAs estão sendo muito valorizados pelas empresas, principalmente as multinacionais.

Ana diz: Existem profissões específicas que pedem o MBA?

?>> Ana, qualquer profissional pode fazer um MBA: dentista, engenheiro, arquiteto etc. O que importa é você querer aprender a administrar empresas.
Robson Vitorino diz: Você já ouviu falar sobre os MBAs de curta duração? Aqueles de uma semana ?

?>> Robson, não existe MBA de uma semana. Isso é um uso indevido da sigla. No Brasil, poderiam ser classificados como MBA alguns cursos de especialização e uns poucos mestrados.

Laura diz: Qual a duração de um MBA sério?

?>> Laura, no Brasil pelo menos um ano. Nos Estados Unidos, em geral, duram dois anos.
Robson Vitorino diz: Um MBA no Brasil, abre muitas portas. Isso acontece pelo diploma ou pelo embasamento científico mesmo
?

?>> Robson, o MBA abre portas pelo que ensina em sala de aula, pela rede de relacionamentos que se forma entre os alunos e pela exposição que o curso dá no mercado.

Laura diz: Considerando o tempo de duração, não seria mais interessante e valorizado fazer uma extensão universitária? MBA não seria um modismo?

?>> Laura, quando pensar em MBA pense num curso que vai preparar você para ser uma futura presidente de empresa. Não importa qual o nome que o curso tenha.

edu diz: Qual é o atual ranking dos MBAs ministrados nos Estados Unidos?

?>> Edu, o ranking mais recente da revista US News coloca Harvard e Stanford no primeiro lugar empatadas.

Robson Vitorino diz: Como você avalia o nível dos MBAs nacionais ?

?>> Robson, há cursos realmente bons e valorizados pelo mercado. Mas há também, como eu disse antes, o uso indevido da sigla.

finan diz: A maioria dos MBAs brasileiros são uma farsa?

?>> Finan, acho que tenho que concordar com você. Há muita picaretagem no mercado.

EXCLUSIVO diz: Gostaria de saber sua opinião sobre o mercado de internet. É seguro investir em formação nesta área?

?>> Exclusivo, o mercado de internet está apenas engatinhando no Brasil. Acho que muitas mudanças ainda vão ocorrer. Mas as pessoas mais inteligentes que conheço estão com um pezinho nele.

Edu diz: Qual é a especialidade do MBAs dados em Stanford?

?>> Edu, Stanford tem sido a universidade americana que mais está formando empreendedores para a Internet.

GUSTAVO diz: Você não acha que o preço para se fazer um MBA hoje é fora da realidade do mercado executivo, já que gira em torno de R$ 10 mil/ano?

?>> Gustavo, acho que o preço é alto. Mas já há formas de obter financiamento fora do Brasil com juros e prazos bem camaradas.

Robson Vitorino diz: Quais os requisitos básicos para fazer um MBA ?

?>> Robson, você tem que gostar de estudar, ter muita garra e vontade de vencer. No mais, uns cinco anos de experiência profissional, cartas de recomendação, histórico escolar, etc.

nunes1 diz: É cada vez maior o número de instituições que oferecem “especialização com ênfase em MBA” – virou moda? Como reconhecer se é um “curso” sério?

?>> Nunes, um curso sério não tem isso de “ênfase em MBA”. Para reconhecer o curso certo, verifique se a instituição é séria, converse com pessoas que já fizeram o curso, visite a escola para conhecer suas instalações e verifique se há boas empresas pagando para que seus funcionários facam o curso.

Marcelo diz: Maria Tereza, gostaria que você citasse exemplos de bons MBAs americanos com duração de 1 ano.

?>> Marcelo, com duração de um ano lembro o da Universidade de Pitisburg.

Finan diz: Qual a diferença preponderante de um MBA no exterior e de um Mestrado no Brasil?

?>> Finan, os mestrados no Brasil costumam ser mais acadêmicos. A exceção são os mestrados profissionais, recém criados pelo MEC.

Laura diz: Existe alguma entidade que fiscaliza/autoriza uma escola ter MBA

?>> Laura, os MBAs no Brasil, com exceção dos mestrados profissionais, são cursos d especialização. Por isso, só há o controle do mercado.

GUSTAVO diz: Como você avalia a análise de currículos? Acha que uma assessoria de RH dará mais valor a um MBA no currículo do que a evolução profissional?

?>>
Gustavo, tudo conta. Sua experiência, os lugares onde trabalhou, sua vontade de crescer. Eu digo que o MBA, entretanto, ajuda você a abrir as portas onde poderá mostrar seu currículo.

ju diz: Qual o custo aproximado de um bom MBA?

?>> Ju, nos Estados Unidos, duração de dois anos, cerca de 100 mil dólares. Na Europa, um ano, 40 mil dólares. No Brasil, os preços variam muito.

edu diz: Estou nos EUA me preparando para uma vaga em Stanford no próximo ano, você teria alguma dica para este momento?

?>> edu, capriche nos essays, faça um bom GMAT (Stanford tem a maior média dos EUA) e peça boas cartas de recomendação.

finan diz: Qual o melhor MBA em finanças no EUA? O da Pensilvânia?

?>> finan, não existe MBA de finanças ou de marketing. O que existe são escolas reconhecidas por serem as melhores numa ou outra área. Em finanças, Wharton e Columbia estão entre as melhores.

Marcelo diz: Tereza, quais as principais diferenças dos MBAs americanos e europeus?

?>> Marcelo, os MBAs em escolas européias costumam ser mais internacionais ( no Insead, cerca de 90% dos alunos não são franceses) e costumam ter duração de cerca de 1 ano. Nos Estados, a taxa de alunos não-americanos cai para cerca de 30% e os cursos duram mais ou menos dois anos.

GUSTAVO diz: Maria , até que ponto o mercado pode interpretar que um profissional com MBA pode substituir um investimento de formação de executivos dentro da organização na prática do dia-a-dia?

?>> Gustavo, um profissional com MBA abre portas. Mas ele, assim com os que só tem experiência, tem que provar que dão resultado para a empresa. MBA não é garantia de sucesso.

EXCLUSIVO diz: Em qual área de negócios eu poderia utilizar melhor o MBA?

?>> Exclusivo, em qualquer área. Mas as consultorias e os bancos de investimento são os que mais contratam MBAs.

nunes1 diz: O MBA é viável para as universidades públicas brasileiras?

?>> nunes, há boas universidades federais oferecendo MBAs.

Ana Paula diz: Existe um momento profissional adequado para realizar um MBA?
?>> Ana Paula, o melhor momento é por volta dos 30 anos, com uns 5 anos de experiência profissional.

Everton diz: Uma vez eu li sobre um MBA da FGV, oferecido aos fins de semana. Não fica uma carga pesada para uma pessoa que trabalha a semana toda?

?>> Everton, estudar ao mesmo tempo em que se trabalha não é facil. Infelizmente, porém, não dá para ficar sem estudar.

EXCLUSIVO diz: Onde posso aprender e entender melhor do assunto, teria que ir para o exterior?

?>> Exclusivo, vá até a livraria mais próxima e compre meu livro O Guia dos MBAs (Editora Campus).
finan diz: Quais as possibilidade de, cursando um MBA, você conseguir um trabalho e financiá-lo durante o período? Há algum “case”?

?>> finan, no Brasil, quase todo mundo consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo. No exterior, a dedicação é exclusiva. Mas já há maneiras de conseguir financiamento.

Andre2002 diz: Na feira que aconteceu no Renaissance, em São Paulo, no começo da semana, o diretor da Wharton disse que a experiência de trabalho durante os estudos não conta. Isso vale pra todas as universidades americanas?

?>> Andre2002, acho que a declaração dele é válida para as boas escolas americanas e européias.

Márcia diz: Atualmente as “business school” são valorizadas principalmente pelo currículo profissional, e não acadêmico, dos seus professores. Qual será o futuro dessas escolas, analisando sob o aspecto pedagógico.

?>> Marcia, acontece que um MBA tem que ensinar coisas práticas aos seus alunos. Por isso, os professores tem que ser menos acadêmicos e estar mais conectados com o mundo real.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima