Marketing Retroativo

Proatividade em marketing é bom, mas retroatividade é ainda melhor!

Aqui na sede do Guerrilla Group, onde trabalho, praticamos aquilo que defendemos e ensinamos: táticas de marketing de baixo custo ou, melhor ainda, de custo zero! Nessa linha, o que melhor se aplica é a “proximidade”.

Por exemplo, na manhã em que escrevo esta coluna, me ofereci para uma viagem – não hoje, claro – até a cidade de Houston, no Texas. Temos desenvolvido uma série de trabalhos para um atacadista cliente nosso de lá e no dia 8 do mês que vem está programado um seminário nosso para alguns clientes dele.

Em vez de ficar trocando e-mails com o dono sobre minha apresentação, discutindo por telefone com ele o que cortar, melhorar ou acrescentar, parece-me muito melhor pegar um avião, passar um dia com ele analisando o seminário e também as necessidades dos varejistas, que são os clientes dele, para serem ainda mais competitivos em relação á concorrência.

Minha sugestão principal é trocar o seminário de um dia por uma apresentação de duas horas, seguido de um programa contínuo de webinars, um plano tático de marketing de guerrilha de longo prazo, coaching individual com os lojistas e um plano motivacional para que gerentes assumam suas responsabilidades e batam metas.

Não faço isso porque sou “bonzinho”. Se minhas sugestões forem aprovadas, meu cliente ganhará muito mais valor do que espera e eu terei acesso a uma rede varejista de onde certamente conhecerei e desenvolverei dezenas de novos clientes para o meu negócio. Em resumo, aproveite a rede de relacionamento de seus clientes.

Na tarde deste mesmo dia, durante uma hora (via Skype) troquei ideias com uma colega palestrante que tenho na Austrália. Ajudei-a a reescrever o modelo de negócio de seu novo website. Em contrapartida, ela me ajudou a preparar uma apresentação futura que tenho de fazer em Dubai.

Nunca tenha vergonha de procurar seus colegas para pedir-lhes ajuda ou opinião. Sempre há algo que pode ser trocado, aprendido, aproveitado. A economia está “bombando” em mercados emergentes e as oportunidades somente serão aproveitadas se você conhecer esses mercados ou conhecer alguém que os conhece.

Por fim, no início desta noite, recebi uma ligação de um antigo colega de faculdade. Disse-me que tem um novo emprego em uma empresa de alta tecnologia e gostaria de me contratar para algumas horas de colaboração na redação final de alguns materiais técnicos. Sugeri que, ao invés disso, ele me apresente a algumas empresas desse setor, que é um dos mais interessantes para o Marketing de Guerrilha. Certamente ganharei muito mais fechando alguns novos contratos que prestando algumas horas de meu tempo editando um material técnico.

Proatividade em marketing é bom, mas retroatividade em marketing é melhor ainda! Revise seus antigos contatos, seus atuais clientes e sua lista de prospects. Pode ter muita coisa boa aí paras seus futuros negócios.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima