Marketing sem ranço

Já somos mais de 15.500 assinantes na e-zine web e marketing. Obrigado, continuem indicando nosso site, enviando sugestões de temas e críticas, quando necessário. Essa semana uma notícia correu sobre o marketing brasileiro. Ouvi uma entrevista na CBN, saiu uma matéria grande no New York Times e algumas notas virtuais falando sobre o assunto. Estou falando sobre as Havaianas.

Não preciso lembrar que era um produto superpopular, mal visto pelas classes média e alta. Mas de repente surgiram as Havaianas top, o mesmo produto, supostamente com uma qualidade melhor, com novas cores, um novo display, vendido em novos pontos-de-vendas, incluindo lojas bastante chiques. Depois vieram os atores globais usando os produtos nas propagandas da tv, sempre com sacadas criativas. O produto explodiu. Foram anos de sucesso. Esse ano algumas matérias dão conta que concorrentes estão começando a comer uma fatia importante do mercado nacional pertencente a Havaianas.

No mesmo instante esse produto começa a se tornar moda nos EUA e Europa, buscando novos mercados. O alvo é exportar 15% da produção, vender em dólar. Mercado para isso existe, nos últimos seis meses foram vendidos cem mil pares de sandálias Havaianas somente na costa Oeste dos Estados Unidos. A empresa que já ultrapassou, de longe, 100.milhões de pares vendidos no Brasil, pretende começar a falar em milhões também no exterior. Enquanto isso a disputa pelo mercado nacional continua.

Estou citando as Havaianas para demonstrar uma estratégia de marketing dinâmica, sem ranço, o produto evoluiu, a concorrência apertou e a Alpargatas buscou novos mercados. O foco é a solução do problema e não no problema, a Alpargatas não quer brigar com a Grandene, sua atual maior concorrente, ela quer conquistar novos mercados, novos clientes.

Isso nos dá uma lição: olhar para nossos produtos de fora, para nossa empresa com olhos abertos, sem paradigmas ou ranço. Se isso for preciso contrate um consultor, (com prazo para início e fim do trabalho), pergunte para sua equipe. O próximo passo e a solução para seus problemas pode estar dentro da sua empresa e em novos mercados a serem conquistados, na cidade ao lado ou em outro país.

Continuando falando de calçados, as matérias do nosso site www.vendamais.com..br estão muito interessantes, principalmente a matéria A Timberland marca o caminho para uma melhor experiência de navegação pelo usuário por Don Peppers.

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