Matriz 2×2:uma ferramenta multiuso

Conheça a matriz 2×2, aprenda a utilizá-la e venda mais! Os candidatos para a vaga de gerente-comercial daquela empresa em Pouso Alegre, MG, levaram um susto. O que era para ser um processo seletivo comum se transformou em uma triagem de respeito quando o recrutador pediu para eles apresentarem um projeto estratégico que pudesse, de fato, ser aplicado na instituição caso fossem contratados.

Um dos candidatos não perdeu a pose diante do desafio. Juliana de Souza sugeriu à empresa que avaliasse e monitorasse o rendimento dos funcionários através de uma matriz 2 x 2. De tão simples, a idéia agradou. ?A receptividade foi muito boa. Não sei dizer se eu ganharia o cargo, mas as condições eram extremamente favoráveis?, conta Juliana, que abandonou o processo seletivo após receber uma proposta de emprego mais alinhada aos seus objetivos profissionais.

Em Porto Alegre, RS, o gerente de uma loja de ferragens, Oscar Schild, também utiliza a ferramenta para avaliar seus funcionários. ?Eu sempre procurei novas formas de administrar os vendedores que estão sob meu cuidado, já que muitas vezes erramos ao contratá-los ou não percebemos alguns dos seus valores. A matriz 2 x 2 é fundamental para monitorar o rendimento dos colaboradores e saber quando motivá-los e treiná-los?, explica.

Construindo uma matriz 2 x 2

Vamos aproveitar o exemplo da Juliana e construir uma matriz para avaliar o rendimento de um determinado funcionário. Mas lembre-se do título da matéria. A matriz 2 x 2 pode ajudar você em outras situações, além de medir a motivação e a competência de alguém.

Trace uma linha horizontal e outra vertical de modo que elas formem uma cruz.

No topo da linha vertical, escreva alta motivação e na base baixa motivação.

No lado esquerdo da linha horizontal, escreva incompetente e no outro competente.

Como usar a matriz ? Quem explica é a Juliana: ?Como exemplo, posso citar uma vendedora que é altamente competente e ainda se sente motivada em continuar na empresa onde trabalha?.

Avaliando de maneira geral, ela está no quadrante superior direito, logo, ela merece novos desafios. Tudo para que a chama da sua motivação permaneça acesa e ela se sinta valorizada?.

Oscar concorda com Juliana ao afirmar que desafios são essenciais para o crescimento pessoal e profissional dos funcionários. ?Devemos criar desafios para serem cumpridos e bem remunerados, assim conseguimos mantê-los motivados?, conclui.

Agora, se durante a avaliação o colaborador se encaixar no quadrante inferior esquerdo, a solução é demiti-lo. Caso o funcionário ocupe o quadrante superior esquerdo, ele deve ser treinado. Por último, se o profissional se encontra no quadrante inferior direito, é vital que receba novos incentivos para aumentar sua motivação.

Ferramenta Bombril ? A matriz 2 x 2 não chega a ter mil e uma utilidades como a esponja de aço, mas sua capacidade de orientar as pessoas nas mais diversas situações é inegável. Se Juliana não tivesse usado o recurso que sugeriu no processo seletivo ? com outros fatores/elementos ?, ela poderia trabalhar naquela empresa até hoje. ?Utilizei a matriz na decisão de buscar outro emprego. Ela ampliou minha visão em um momento crucial da minha vida?, relata.

Com Oscar não foi diferente. Um pouco antes de conhecer a ferramenta, ele estava desmotivado, tornando-se um empecilho para a empresa onde trabalhava. ?Como eu era a ponta mais fraca, logo seria descartado. Quando conheci a matriz 2 x 2, achei que ela poderia me ajudar. Revi meus conceitos, mudei o foco, terminei a faculdade, passei a dar mais valor às qualidades que aos defeitos e hoje estou melhor, pessoal e profissionalmente?, afirma o gerente, que finaliza: ?Apesar de a matriz 2 x 2 ser aparentemente simples, a característica que mais me saltou aos olhos foi o fato de que algumas decisões são realmente simples e a utilização dessa ferramenta leva a uma análise objetiva e muito clara do que se propõe?.

Depois de utilizar a matriz 2 x 2, Juliana de Souza trabalha como vendedora de automóveis na Concessionária Fiat Via Mondo em Pouso Alegre, MG.
Email: [email protected]

Oscar Schild é vendedor por natureza. Graduado em Tecnologia do Empreendimento, é gerente regional de vendas da Ferragens Negrão no Rio Grande do Sul.
E-mail:

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima