Meditação no combate ao estresse

Quem ainda pensa que a meditação é apenas um ritual místico de grupos esotéricos, está enganado. Essa técnica milenar é praticada por muitos executivos, recomendada por médicos e já é uma opção terapêutica em hospitais de todo o mundo A meditação beneficia a saúde proporcionando rejuvenescimento e longevidade, melhora o rendimento profissional, equilibra as emoções e traz sensação de paz interior. Pesquisas revelam que, devido ao relaxamento criado pelo estado meditativo (que descansa de seis a oito vezes mais que o sono), o corpo aumenta as resistências e aciona uma espécie de farmácia interior que equilibra as deficiências orgânicas.

Na área do desenvolvimento profissional a meditação também vem ganhando espaço, pois o meditar equilibra os hemisférios cerebrais esquerdo (razão, lógica) e direito (emoção, intuição). Praticando-a, o profissional tem aumento da capacidade de concentração, criatividade e controle sobre suas emoções.

Outros resultados são a harmonia e o equilíbrio interior. A cada exercício é como se experimentássemos um oceano de paz e tranqüilidade. Ao voltarmos da meditação não dá para trazer o oceano, mas um pouquinho de suas águas. E de pouquinho em pouquinho criamos uma piscina. Com o passar do tempo podemos ter esse oceano em nosso dia-a-dia. Existem basicamente três tipos de meditação:

Transcendental – Essa técnica não tem foco, basta deixar a mente livre, sentir os pensamentos passarem como se fossem nuvens, e a mente, o céu.

Dinâmica – Muito praticada por Ayrton Senna, consiste em concentrar, visualizar e mentalizar um objetivo específico.

Espiritual – Possui o foco em Deus. O praticante volta sua atenção para o cosmo com o intuito de se conectar espiritualmente com ele. Comum para os seguidores de Raja-yoga.

As três técnicas são importantes, mas devem ser dosadas de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Relaxamento Mediativo Um exercício que serve de base para os três tipos de meditação é o de relaxamento meditativo. É simples e traz resultados muito positivos para o corpo, mente e espírito. Esse exercício deve ser praticado duas vezes ao dia, durante dez minutos.

· Selecione um ambiente tranqüilo, silencioso e, se possível, com pouca luz;

· Sente-se confortavelmente, feche os olhos e concentre-se na respiração, que deve ser tranqüila e profunda.

Sinta por dez vezes o ar entrando pelo nariz, preenchendo o abdômen, o tórax e saindo pelas narinas levando embora as toxinas, o cansaço e os pensamentos e sentimentos negativos;

· Agora imagine seu corpo derretendo lentamente da cabeça aos pés, como se você fosse um boneco de chocolate ao sol;

· Depois de chegar aos pés, diga mentalmente: ?agora contarei de um até dez e, quando chegar ao dez, abrirei os olhos me sentindo muito melhor do que antes. Melhor em todos os sentidos da vida?.

· Comece a contar e, quando chegar ao cinco, repita mais uma vez: ?quando chegar ao dez abrirei meus olhos me sentindo muito melhor que antes, melhor em todos os sentidos da vida?. Continue contando até dez.

· Ao abrir os olhos você estará pronto para vencer os desafios do dia-a-dia.

Marcelo de Almeida é terapeuta, consultor e palestrante em marketing, vendas e motivação. É diretor-fundador do IMA e da Smart Marketing de Incentivos. Visite: www.marcelodealmeida.com.br ?O sonho e a esperança são os dois calmantes que a natureza concede ao homem? Frederico I

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