Medley e VendaMais

Transformando metas em resultados e líderes em desenvolvedores de pessoas Transformando metas em resultados e líderes em desenvolvedores de pessoas

A Medley é uma das empresas nacionais que mais cresce. Nos últimos quatro anos, conquistou 23 posições no mercado e alcançou o sexto lugar no ranking geral das indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil. Líder em medicamentos genéricos, com cerca de 28% do mercado, a Medley aposta no desenvolvimento de seus mais de 1.500 colaboradores, para continuar crescendo e conquistando resultados.

Com fábricas nas cidades de Campinas e Sumaré, em São Paulo, a empresa tem uma força de vendas com aproximadamente 500 profissionais atuando no País. Para capacitar todo esse pessoal, a Medley investe em treinamentos vivenciais, práticos e de estímulo ao desenvolvimento. João Leopoldo Oliveira Araújo, gerente de treinamento e desenvolvimento da Medley, conta que uma das principais ações é o envio mensal de um kit com materiais para os gerentes de vendas. ?Eles recebem conteúdos técnicos e científicos, referentes aos produtos da empresa, e a revista VendaMais, como ferramenta de técnicas de venda.?

Desenvolvendo líderes e superando desafios

A revista VendaMais passou a fazer parte do kit mensal enviado pela Medley em novembro de 2004. Nesse período, a empresa já estava implementado ações para um grande desafio planejado para o ano seguinte. ?A assinatura da VendaMais fez parte dos investimentos para o lançamento do Vivanza, remédio para a disfunção erétil, em setembro de 2005?. Ao lançar o Vivanza, a Medley se tornava a primeira empresa 100% nacional a competir no mercado da disfunção erétil, um dos segmentos que mais crescem no mundo. João explica que era necessário que a equipe de vendas tivesse maturidade e capacidade para alcançar a meta estabelecida. O objetivo era vender cem mil unidades do produto em três meses, mas em duas semanas e meia essa meta foi alcançada. Além disso, João destaca que a revista também supre a necessidade que a empresa tinha de desenvolver seus líderes. ?Os 54 gerentes recebem o material e são responsáveis por repassar as informações para suas equipes. Assim, aprendem os conteúdos e se tornam multiplicadores da informação.?

A teoria na prática

Cada gerente transmite os conteúdos da revista VendaMais de maneiras diferentes. Alguns selecionam as principais idéias e encaminham para a equipe. Outros se reúnem diariamente para fazer discussões sobre os temas abordados. ?Há um gerente que envia trechos diferentes de um mesmo artigo para cada membro da equipe. Em seguida, eles fazem uma reunião para reconstruir o texto. Com essa dinâmica, surgem muitas discussões, idéias e interpretações.?

João descobriu como as teorias estavam sendo colocadas em prática ao realizar uma pesquisa junto aos gerentes para, primeiro, saber se estavam realmente utilizando a VendaMais e, depois, de que forma isso estava sendo feito. Além de descobrir a criatividade das idéias, ele detectou o crescimento profissional conquistado pelos líderes de vendas. ?Antes, nós tínhamos coordenadores de processos. Hoje, temos desenvolvedores de pessoas.?

Caixa de texto:

E você, o que tem feito para extrair o máximo de conhecimento da VendaMais? Como está colocando em prática o que lê e quais resultados tem alcançado? Pense nisso e envie um e-mail para: [email protected]. A próxima história a ser publicada pode ser a sua!

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