Melhore sua empatia

Melhore sua empatia Muito já se ouviu falar da importância de ter um bom relacionamento, seja ele profissional ou pessoal. Para o Prof. Menegatti, especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano e autor do livro Talento, ter empatia é uma excelente forma de se relacionar melhor.

Ser empático é ser compreensivo, atencioso, saber se colocar no lugar dos outros, dividir experiências com amigos, ajudar, sensibilizar e atrair pessoas. Você é assim? Parabéns, continue agindo dessa forma! Se esse não é seu caso, confira quatro dicas do Prof. Menegatti para conseguir atingir um bom nível de empatia.

1. Viajar ? O fato de você sair da sua cidade, conhecer outras culturas, pessoas e costumes melhoram seu nível de compreensão. Experimente e veja quantos novos pontos de vista você terá.

2. Não julgar ? Às vezes, os julgamentos são feitos devido ao cargo, raça ou sexo de uma pessoa. Para manter sua empatia, o melhor é evitar qualquer tipo de julgamento sem antes conhecer algo ou alguém.

3. Aprender com os fracassos ? Segundo pesquisa citada no livro Talento, descobriu-se que para algumas pessoas de sucesso o fracasso foi um agente motivador. Aprenda você também que, às vezes, o fracasso é algo construtivo.

4. Não comparar ? ?As pessoas bonitas da televisão não parecem tão bonitas de perto, especialmente às seis horas da manhã?, explica o autor. Evite qualquer tipo de comparação!

Aplique essas dicas para manter sua empatia e veja o quanto elas ajudarão você a desenvolver todos os seus relacionamentos.

Pratique os cincos níveis da comunicação
Agora, confira como você está se relacionando com as pessoas. Visite o site www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e leia o texto Os cinco níveis da comunicação.

Para saber mais:

Livro: Talento
Autor: Prof. Menegatti
Editora: Impetus

Colaboração: Cristiane Dias

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima