Melhore sua performance ao atender o cliente

Melhore sua performance ao atender o cliente Fico impressionada como ainda tem vendedores que não possuem algumas necessidades básicas para atender o cliente. Alguns reclamam que a crise não deixa vender, que a concorrência é desleal, que seus produtos possuem preço muito alto. Não assumem seus erros e culpam a empresa ou o mercado.
A preparação mental e física antes de atender o cliente é fundamental. Isso independe do atendimento ser por telefone ou pessoalmente. A preparação evita muitos problemas, demonstra interesse e profissionalismo. Veja algumas das ferramentas necessárias para o atendimento ao cliente:

Agenda: Nela deve constar todas as informações, tais como quando voltar no cliente, o que fazer, endereços, telefones, aniversários, compromissos assumidos. Não acredite que vá lembrar tudo sem anotar.

Calculadora: Fundamental para apresentar cálculos e visualizar as propostas sugeridas ao cliente. Utilize modelos discretos e evite as que são muito coloridas ou barulhentas. Não esqueça de sempre ter pilhas reservas.

Cartão de Visita: Esse é um item que o vendedor deve ter em todas as ocasiões. Leve-o não apenas às visitas, mas a festas, eventos, jantares. Não perca a oportunidade de fazer relacionamento, de conhecer pessoas e trocar cartões.

Caneta: Uma caneta bonita causa uma boa impressão. Tenha sempre mais de uma e de preferência de cores diferentes. Não é adequado, por exemplo, assinar um contrato com caneta vermelha.

Bloco de anotações: Você precisa de papel limpo e sem ser amassado para fazer contas, rascunhos e esboços.

Folders: Leve sempre materiais da empresa e dos produtos. A boa impressão dos prospectos transmite credibilidade. Ele precisa ser atualizado, com informações resumidas, claras, objetivas, com diferenciais de mercado.

Tabela de preço: Cuidado com o que está escrito, pois o cliente pode pedir para ver. A tabela deve constar código que só os funcionários da empresa entendam e nunca os valores cheios e com os descontos.

Talão de pedido: Verifique sempre seu material de trabalho para confirmar se tem talões suficientes. Já imaginou na hora de fechar o contrato não ter mais folhas?

Depoimentos de clientes satisfeitos: Coloque o nome da empresa, do cliente e o cargo e se puder uma foto. O depoimento deve ser breve, relatando o que teve de melhorias, atendimentos especiais e diferenciados, o que ganhou e o que mudou desde a nova parceria.

Informações do cliente: Além de relatórios contendo o histórico de compras, quando o comprador é assíduo, ou dados de novos clientes, leve com você recortes de matérias de jornais e revistas sobre o segmento de quem está comprando. Assim, você mostra que está informado sobre o ramo que o cliente atua.

Relatórios de vendas: Serve como ferramenta para o vendedor e não somente para entregar à empresa. Nele deve constar clientes visitados, o que ficou combinado, quando retornar. Isso contribui para seu planejamento de vendas.

Celular: O celular é uma excelente ferramenta de trabalho, pode facilitar seus contatos e atendimento, mas quando estiver no cliente deixe-o no modo silencioso. Assim que puder, retorne os recados que deixaram para você. LapTop: Caso você tenha, poderá fazer suas apresentações utilizando recursos multimídia. Neste caso, certifique-se de ter total domínio na utilização do equipamento para não passar vergonha.

Conhecimento: Não perca um minuto em sua vida. Tenha sempre com você um livros e revistas. Enquanto espera o cliente, busque melhorar seu aprendizado ou aproveite para renovar sua motivação com mensagens positivas.
Regina Vaz é consultora em Gestão Empresarial, diretora comercial da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança Orgânica e sócia-proprietária da Consulte Brasil.

Viste o site: www.consultebrasil.com.br

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