Menos vendedores = mais resultados

Como diminuir sua equipe pode aumentar suas vendas

Sabe aquela situação em que achamos que está faltando gente na equipe? Aí, buscamos mais pessoas, inchamos a estrutura e pagamos mais salários. Não sou contra a abertura de novas vagas de emprego, muito pelo contrário. No entanto, acho importante que as contratações sejam feitas de maneira racional e quando realmente forem necessárias. Senão, acabamos criando um problema ainda maior para a economia: várias demissões realizadas por empresas que não conseguiram manter suas estruturas de custos, principalmente quando uma crise bate à nossa porta.

 

Se, recentemente, o seu departamento sofreu algumas demissões e está precisando se reorganizar, você certamente necessita de um ambiente com alta produtividade. Para criar esse local e incentivar que as pessoas deem o máximo de si, ampliando sua capacidade de produção e conseguindo manter ou até aumentar as vendas, pense nestes nove passos:

 

  1. 1.    Assuma que seus vendedores querem fazer um bom trabalho – Isso é muito comum no trabalho e na vida pessoal. Algumas pessoas partem do princípio de que todos são “maus” até que se prove o contrário. Imagine a pressão que isso gera na equipe. Se inverter (partir do princípio de que todos são bons até que se prove o contrário), certamente vai gerar um ambiente muito melhor e permitir que o trabalho flua mais facilmente. Não se preocupe, você identificará rapidinho aqueles que querem apenas se dar bem às custas dos outros.

 

  1. 2.    Crie um ambiente que encoraje seus vendedores a usarem suas melhores habilidades – Dê a eles a chance de mostrarem o que sabem. Convide-os para participarem de algumas reuniões estratégicas a fim de defenderem o ponto de vista do cliente. Lembre-se de que estão na linha de frente.

 

Desenvolva programas mensais de treinamento em que um desses profissionais é responsável por ensinar aos outros algum tema. Peça mais ajuda, confie no que eles têm a dizer! Você poderá se surpreender com a quantidade de informações importantes que eles possuem sobre sua empresa e clientes.

 

  1. 3.    Livre-se de qualquer política, sistema ou regras que bloqueiem o esforço ou a iniciativa – Evite ter um ambiente burocrático ou agressivo com aqueles que se esforçam e querem ajudar a companhia.

 

  1. 4.    Estabeleça metas de produtividade – Acompanhe as tarefas de seus vendedores por um tempo e, em seguida, verifique se é possível melhorar a produtividade deles no dia ou na semana. Depois, institua algumas metas para que haja um melhor aproveitamento do tempo, por exemplo: procure agrupar visitas a clientes do mesmo bairro ou lado da cidade para um determinado dia da semana.

 

  1. 5.    Elimine sistemas que requerem muito tempo para serem usados ou completados – É muito comum esse fato acontecer, por exemplo, com alguns sistemas de informática que tomam bastante tempo do vendedor. Se não tiver como simplificar, pense na opção de ter alguém (com um salário fixo e mais baixo) apenas para fazer cadastros no sistema.

 

Às vezes, os profissionais de venda perdem muito tempo preenchendo planilhas e cadastrando clientes. Isso é importante, mas, talvez, a melhor pessoa para fazer essa tarefa não seja um vendedor, que é remunerado pelos seus resultados e tem metas para cumprir.

 

  1. 6.    Avalie a performance dos trabalhos – Acompanhe diariamente (ou semanalmente) o serviço que sua equipe está prestando aos clientes e remunere-a (não precisa ser financeiramente, mas reconheça de alguma forma) quando conseguir melhorar suas próprias técnicas ou aprender novas. Estabeleça também pequenas premiações, por exemplo: quando o consumidor é atendido rapidamente, solucionam um problema em tempo recorde ou desenvolvem alguma solução nova.

 

  1. 7.    Treine os vendedores constantemente – Esse passo é clássico, mas, mesmo assim, a maioria dos gerentes não o realiza. Não falamos de fazer uma convenção de vendas por mês.

 

É possível manter seus profissionais de venda em constante treinamento realizando reuniões de conhecimento, distribuindo um artigo interessante que pode ajudá-los a melhorar seus trabalhos, desenvolvendo uma lista de discussão sobre temas do dia a dia deles na intranet da empresa, criando o “livro do mês” em que todos devem ler a mesma obra de vendas, etc. São muitas as ideias para que o treinamento contínuo não deixe de acontecer.

 

  1. 8.    Não permita que sua empresa ou equipe cresça “além da conta” durante os períodos prósperos – Lembre-se de que o período de vacas gordas não dura para sempre. É importante ter uma visão de longo prazo para entender que, quando se cresce demais, criam-se vários problemas nas épocas menos prósperas. Para um ambiente obter uma produtividade maior, é necessário que ele seja equilibrado, sem extremos.

 

  1. 9.    Organize os vendedores em times autogerenciáveis – Ofereça a eles a oportunidade de estarem em contínuo desenvolvimento e terem a responsabilidade pelos seus atos. É importante que vejam o gerente como um apoio, caso necessário, como alguém que incentiva e os direciona para o caminho certo, e não como uma muleta.

 

Eles têm de andar com as próprias pernas para entenderem que o mundo é feito de ação e reação. Quanto mais oferecerem, mais receberão.

 

Nunca se esqueça de que os incentivos financeiros e não financeiros precisam estar presentes em um ambiente de alta produtividade. Certifique-se de que você e sua empresa oferecem reconhecimento para aqueles que realmente têm um desempenho excepcional.

 

Independentemente do que decidir fazer sobre a produtividade na sua equipe, vá além de apenas pedi-la para seus vendedores. Estabeleça metas concretas e específicas para que você e eles possam acompanhar a evolução.

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