Mente positiva, vendas positivas

5 dicas para ter uma atitude positiva no trabalho e na vida Quero compartilhar com você um trecho do meu novo livro: Little Gold Book of YES! Attitude (O Pequeno Livro de Ouro da Atitude ISSO! Inédito no Brasil).

Quer melhorar sua atitude em vendas agora, neste minuto? Substitua a palavra ?desculpe? por ?obrigado?. Pense em quando um cliente reclama ou seu superior chama sua atenção a respeito de um engano. Não é a melhor situação do mundo, não é mesmo? A maioria das pessoas sente o desejo de se defender, de culpar os outros ou de pedir desculpas. Algo com efeito quase zero. Mas nada supera uma ?atitude ISSO!?, como a de dizer ?obrigado?.

Se você disser: ?Obrigado por chamar minha atenção sobre esse assunto. Agora que tenho conhecimento sobre isso tomarei uma atitude imediatamente?, demonstra que você tem confiança no que faz. Você também pode usar uma frase como: ?Obrigado por me mostrar isso. Você poderia me dizer quando percebeu o problema e o que isso causou, para que eu possa desenvolver rapidamente a melhor solução??. Com essa estratégia, a pessoa falará com mais calma sobre o que aconteceu e perceberá exatamente o que considera mais grave naquela falha. Ao iniciar um diálogo franco, em vez de uma disputa de gritos sem sentido, você pode transformar uma atitude negativa em positiva em menos de cinco segundos.

Mais do que uma mudança de palavras, é uma mudança de atitude que vai determinar o que a outra pessoa pensa sobre você. Pensar de maneira positiva ou negativa é um processo. A forma negativa, infelizmente, é um processo instintivo. É necessário se policiar e pensar positivo a cada dia. Algumas dicas:

1. Pare de culpar os outros e assuma sua responsabilidade: quanto mais culpar os outros menor será sua chance de pensar positivo e de ter atitudes positivas na direção de uma solução.

2. Se você achar que é bom ou ruim, você está certo. Se pensar: ?Que porcaria! Por que isso sempre acontece comigo??, apenas escolheu um caminho. Mas se pensar: ?Puxa! É, pode ter sido chato, mas aprendi muito?, você escolheu o caminho da ?atitude ISSO!?.

3. Invista seu tempo, não o desperdice. Já disse em outras colunas: invista apenas uma hora do seu dia em um assunto ou habilidade e, em cinco anos, você se tornará um especialista de primeira nesse tema. Muitos escolhem tornar-se especialistas em novelas ou em telejornais, que envenenam a mente com notícias ruins. Enquanto isso, eu escrevo e leio. Lembre-se: telejornais, negativo; livros e CDs edificantes, positivo.

4. Estude os pensamentos e escritos de pessoas com idéias positivas: Napoleon Hill, Zig Ziglar, Denis Waitley, T. Harv Eker (veja matéria nesta edição).

5. Participe de cursos sobre atitude e escolhas positivas. Pode ser difícil encontrar, mas procure. Vou facilitar para você: não adianta procurar em universidades ou cursinhos profissionalizantes, nesses locais não há (e nunca houve) nada com relação à atitude.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima