Fidelizar clientes Ă© o objetivo da maioria das empresas. No entanto, antes disso Ă© preciso captĂĄ-los nos mais diferentes nichos Cada vez mais, fidelizar clientes passa a ser o grande desafio das empresas. PorĂ©m, existem alguns especialistas que garantem que isso Ă© impossĂvel no mundo atual, face Ă s facilidades que o mercado oferece. Particularmente discordo, pois Ă© justamente no momento em que vivemos que devemos buscar a fidelização. Para isso, nĂŁo basta captar o cliente. Devemos conquistar sua famĂlia, sua comunidade, igreja, time de futebol. HĂĄ algum tempo, oriento meus clientes a criarem um banco de dados que possibilite identificar os filhos dos seus clientes e fazerem mala-direta direcionada a eles ou criarem mecanismos que despertem sua curiosidade e motive-os a visitar sua empresa, pois os filhos auxiliam na fidelização da famĂlia e o grande mercado em perspectiva sĂŁo os prĂ©-adolescentes, clientes de hoje e de amanhĂŁ.
Quando faço palestras para alunos, tenho certeza que, de alguma forma, estĂŁo ali nossos futuros clientes. Reparem nos aparelhos da telefonia mĂłvel, que sĂŁo feitos para essa fatia de mercado. Ă ou nĂŁo Ă© uma forma de buscar fidelização? Seguidamente encontramos sugestĂ”es para montar o seu negĂłcio voltado para esse pĂșblico: bufĂȘ para prĂ©-adolescentes, moda para prĂ©-adolescentes, loja de decoração para jovens. Outro exemplo sĂŁo as escolas de inglĂȘs, que possuem produtos especialmente formatados para crianças e jovens, adaptando metodologia e linguagem prĂłpria desse nicho de mercado.
Procure trabalhar para esse segmento, faça apresentaçÔes de seus produtos em escolas, faculdades, shopping center, grupo de jovens, escolinhas de futebol. As escolas, por exemplo, estão receptivas a essa realidade, pois entendem que, quando sua empresa vai fazer uma apresentação, estå levando conhecimento e informação. E isso é bom para o aluno. Trabalhe seus consultores em vendas para que se preparem para esta realidade. Suas chances de conquistar e fidelizar com certeza irão aumentar.